sexta-feira, 5 de abril de 2024

Centenas de bexigas azuis marcarão caminhada pelo Dia Mundial de Conscientização do Autismo neste sábado, dia 6, em São Carlos

Centenas de bexigas azuis marcarão caminhada pelo Dia Mundial de Conscientização do Autismo neste sábado, dia 6, em São Carlos

Centenas de bexigas azuis nas mãos de crianças e jovens marcarão a caminhada pelo Dia Mundial de Conscientização do Autismo que acontecerá neste sábado, dia 6 de abril, a partir das 8h, em São Carlos, com promoção da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPDMR).

Assim como ocorreu no ano passado, centenas de pessoas farão o trajeto entre a Praça Coronel Salles (praça da Câmara Municipal) até a Praça Maria Apparecida Resitano (Praça do Mercado Municipal), percorrendo a Avenida São Carlos, até a soltura dos balões coloridos.

Na praça do Mercado serão oferecidas atividades lúdicas e de lazer para a população, como passeio de trenzinho, apresentações musicais e artísticas, serviços de saúde, além de distribuição gratuita de pipoca e algodão doce.

Para marcar a data, São Carlos mais uma vez estará entre as cidades que farão uma caminhada pacífica de conscientização, de festa e de respeito, reunindo crianças, jovens e adultos envolvidos com as principais entidades de defesa e inclusão das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), entre elas APAE, Instituto Acorde e Ong Espaço Azul, entre outras.

O tema "Valorize as capacidades e respeite os limites" reflete um movimento crescente de conscientização e inclusão social em todos os aspectos da vida. Esse tema vem acompanhado pela hashtag #AutismoValorizeCapacidades, incentivando a sociedade a olhar além das dificuldades comumente associadas ao autismo e a valorizar o potencial único de cada indivíduo.

Em um mundo onde as diferenças muitas vezes são vistas como barreiras, essa campanha busca enfatizar que cada pessoa autista possui um conjunto de habilidades e interesses que merecem ser reconhecidos e estimulados.

Além disso, ressalta-se a importância de compreender e respeitar os limites de cada um, promovendo um ambiente inclusivo, acessível e acolhedor. A campanha deste ano é uma resposta à necessidade de abordar o autismo sob uma perspectiva mais integral e positiva, destacando que a neurodiversidade é uma parte valiosa da sociedade.

Foto: Divulgação/Prefeitura de São Carlos