segunda-feira, 13 de maio de 2024

Prefeitura de São Carlos entrega reforma do Centro de Referência do Idoso "Vera Lúcia Pilla"

Prefeitura de São Carlos entrega reforma do Centro de Referência do Idoso "Vera Lúcia Pilla"

A Prefeitura Municipal de São Carlos, por meio da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, entregou na tarde da última quinta-feira (09/05), a reforma do Centro de Referência do Idoso “Vera Lúcia Pilla”, que atende diariamente mais de 100 idosos oferecendo diversas atividades totalmente gratuitas, que contribuem no processo de envelhecimento saudável e no desenvolvimento da autonomia e da sociabilidade.

O CRI foi totalmente reformado, ganhando nova pintura, reforma dos pisos, nova academia, com melhor acessibilidade e pintura da quadra, ofertando um local mais confortável e seguro para funcionários e frequentadores.

O secretário de Cidadania e Assistência Social, Rodolfo Hernane, ressaltou a importância da reforma. “Um espaço onde a gente trata da saúde mental e física de mais de 100 idosos, por isso reformamos a quadra, a academia, todo o prédio, dando liberdade interna e externa para que eles possam conviver com mais alegria e saúde. Em breve também teremos a horta, onde eles vão plantar e cuidar das hortaliças, proporcionando mais uma atividade para todos”.

O vice-prefeito Edson Ferraz afirma que a adequação era necessária. “É um local que necessitava de uma adequação, é um momento de alegria, um ganho para as pessoas que tem esse importante equipamento público para atender toda a população da melhor idade de nossa cidade.”

Netto Donato, secretário de Governo, destaca que a Prefeitura tem realizado muitas reformas e adequações, melhorando o atendimento à população. “É mais um projeto que saiu do papel entregue para a população, um local que promove interação social e compõe o Sistema Único de Assistência Social, executando ações de convivência e fortalecimento de vínculos, promovendo saúde e participação social aos usuários, por isso tudo merece toda a nossa atenção”, disse Netto.

A proposta do CRI é oferecer serviços públicos gratuitos com o objetivo de contribuir para um envelhecimento ativo, saudável e autônomo; assegurar um espaço de encontro entre idosos e também encontros intergeracionais, promovendo a convivência familiar e comunitária; detectar e explorar possíveis necessidades e motivações, a fim de desenvolver potencialidades e capacidades para novos projetos de vida e; propiciar vivências que potencializam a condição de escolher e decidir tendo como benefícios algumas mudanças relacionadas à saúde dos frequentadores, como uma diminuição de medicamentos para insônia e diminuição do sentimento de tristeza.

Estiveram presentes os secretários de Esportes e Cultura, Fernando Carvalho, de Desenvolvimento Econômico, Anderson Ferrares, o vereador Gustavo Pozzi, representando a Câmara Municipal, a vereadora Cidinha do Oncológico e a vereadora licenciada Professora Neusa.

O Centro de Referência do Idoso está localizado na Rua Dr. Joaquim Inácio de Moraes, nº 370, na Vila Irene. Informações sobre como participar das atividades podem ser obtidas pelo telefone 3368-2970.

Foto: Divulgação/Prefeitura de São Carlos