quarta-feira, 8 de maio de 2024

Prefeitura de São Carlos orienta horários de visitação e limpeza dos cemitérios para o dia das Mães

Prefeitura de São Carlos orienta horários de visitação e limpeza dos cemitérios para o dia das Mães

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, comunica que em virtude do Dia das Mães, comemorado no próximo domingo (12/05), os portões do Cemitério Nossa Senhora do Carmo, no Tijuco Preto, e do Cemitério Santo Antônio de Pádua, na Vila Prado, estarão abertos para visitação das 6h às 18h. A limpeza de túmulos está autorizada até sexta-feira (10/05).

O Departamento de Vigilância em Saúde, por meio da Unidade de Controle de Zoonoses e Endemias, ressalta que em virtude do aumento do número de casos de dengue, a população deve evitar a formação de novos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Denise Scatolini, chefe de Seção de Informação, Educação e Comunicação do Departamento de Vigilância em Saúde, orienta que quem deseja levar flores aos túmulos deve optar pelas plantadas em terra ou artificiais; que os vasos enfeitados com celofane facilitam o acúmulo de água; que a embalagem deve retirada ou furada para permitir o escoamento da água; que é preciso colocar areia grossa nos vasos ou buracos fixos nos túmulos para evitar o acúmulo de água da chuva; que se deve utilizar os tambores de lixo que estão nos cemitérios para descartar os objetos que possam acumular água.

A Prefeitura por sua vez, ao realizar o trabalho de pesquisa e controle de criadouros do Aedes aegypti nos cemitérios, direciona as atividades dos agentes de combate a endemias para realizar o trabalho de controle mecânico (eliminação de recipientes passíveis de remoção) e aplicação de larvicida nos recipientes fixos. Nesta quinta (08/05) e na sexta (09/05) as equipes de Controle de Zoonoses e Endemias vão realizar uma nova vistoria nos cemitérios.

Foto: Divulgação/Prefeitura de São Carlos