expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass' ondragstart='return false'>

quinta-feira, 13 de junho de 2024

43 anos da morte de Amácio Mazzaropi, Relembre a Trajetória do Rei do Cinema Brasileiro

43 anos da morte de Amácio Mazzaropi, Relembre a Trajetória do Rei do Cinema Brasileiro

Considerado o maior comediante do cinema brasileiro, é o único artista que ficou milionário fazendo filmes no país. Suas produções foram fenômeno de público por mais de três décadas. Além de ator, o cineasta também era roteirista, produtor e diretor de seus filmes.

Foi um dos maiores comediantes e cineastas do Brasil e participou de 32 filmes ao longo da vida. Com a importância de seus filmes, livrou a Companhia Cinematográfica Vera Cruz das dívidas e fundou a própria produtora, a PAM Filmes (Produções Amácio Mazzaropi).


Ator, comediante, diretor, produtor, cantor, intérprete do imortal personagem Jeca Tatu, sucesso de público e crítica e apresentador de TV. Amácio Mazzaropi protagonizou 32 filmes e sua trajetória é fundamental para quem deseja conhecer profundamente a história do cinema brasileiro.

Mas Mazzaropi foi muito mais que um artista, foi um verdadeiro visionário do cinema. O único, até hoje, que conseguiu criar um meio próprio e completo de produção para suas obras. Com a PAM Filmes (Produções Amácio Mazzaropi), comprou uma fazenda em Taubaté/SP e apostou todas as fichas em uma indústria cinematográfica fora do pólo de cinema da capital. Construiu em Taubaté o maior estúdio de cinema da época, onde rodou mais de 24 filmes e empregou mais de 100 pessoas da região e proximidades.

Faleceu aos 69 anos e faleceu, em 13 de junho de 1981, vítima de câncer na medula.

Qual a importância do Mazza na sua vida? Você se lembra como conheceu? Qual seu filme favorito do Jeca mais querido do mundo? Deixa nos comentários suas memórias e histórias com o Jeca!