Morre Sergio Mendes, músico brasileiro famoso mundialmente, aos 83 anos
Sérgio Mendes, um dos grandes nomes da música popular brasileira, morreu nesta sexta-feira, 6 de setembro. Sérgio Mendes é considerado o músico brasileiro de maior sucesso no exterior, em especial nos Estados Unidos, onde viveu por seis décadas. Lá ganhou o Grammy de melhor álbum, “Brasileiro” (1992); dois Grammys Latinos e foi indicado ao Oscar em 2012 pela música "Real in Rio", do filme "Rio" (2011).
Com mais de 40 álbuns lançados, o primeiro em 1961, “Dance moderno”; o último em 2020, “In the Key of Joy”, Sérgio Mendes é também o músico brasileiro com mais hits no Top 100 da parada norte-americana, com 14 músicas. Seus discos venderam mais de 30 milhões de exemplares.
Com sucessos como “Mas que Nada” e “Magalenha”, Mendes se consagrou como um dos principais nomes do samba-jazz e da música brasileira no cenário internacional. Além de pianista e compositor, Sérgio Mendes atuou como produtor musical, sendo responsável pelo LP em inglês “Nightingale” (1979), de Gilberto Gil, voltado para o mercado internacional.
Em sua homenagem, a Rádio Cultura Brasil apresenta hoje, às 20h, o episódio da série “Biografia” dedicado ao artista. Produzido em 2001, destaca Sérgio Mendes como compositor, produtor, intérprete e arranjador, apresentado gravações de álbuns como “Herb Alpert Presents Sérgio Mendes & Brasil 66”, “Brasileiro”, “Horizonte Aberto”, “Raízes” e “Oceano”.
Fonte: TV Cultura - Foto: Divulgação