sábado, novembro 02, 2024

McLaren de Senna que será pilotada por Hamilton ainda conserva marcas da batida com Prost

McLaren de Senna que será pilotada por Hamilton ainda conserva marcas da batida com Prost

Todo mundo sabe que o carro que será pilotado por Lewis Hamilton, em homenagem a Ayrton Senna, neste sábado (2), em Interlagos, foi usada pelo piloto brasileiro na conquista do bicampeonato, em 1990. O que muita gente não deve fazer ideia é que esse é o carro com o qual Senna disputou o GP do Japão daquele ano e ainda conserva as marcas da batida com a Ferrari de Alain Prost na largada da corrida em Suzuka.

Relembre o acidente entre Senna e Prost no GP do Japão de 1990

Em 1990, com Senna na McLaren e Prost indo para a Ferrari, a rivalidade entre os dois seguiu a flor da pele e o palco da decisão era o mesmo da temporada anterior: Suzuka, no Japão. Senna e Prost já haviam interrompido o convívio amistoso que marcou o primeiro ano da parceria e estavam em pé de guerra na reta final da temporada 1989.

Inconformado com o título perdido, o brasileiro disparou duras críticas às atitudes de Balestre, que exigiu um pedido de desculpas público para que o piloto pudesse obter a superlicença para disputar o campeonato de 1990. Convicto da parcialidade do dirigente, Senna se recusou a fazer a retratação até o último momento, quando a McLaren enfim distribuiu um comunicado assinado por ele. Em 1991, Senna revelou que o pedido de desculpas não havia sido redigido com seu consentimento.

Todo o impasse envolvendo Prost e Balestre se tornou fonte de uma grande mágoa para Senna, que se sentia injustiçado. A chance de extravasar a raiva veio na etapa japonesa de 1990. Prost precisava vencer para conquistar o título. A direção da prova negou a Senna, pole position, o direito de largar do lado esquerdo, o mais limpo e emborrachado da pista.

A McLaren MP4/5B possui um motor V10 aspirado com mais de 700cv e pesa apenas 505kg. O carro carrega muito do MP4/4, um dos carros mais dominantes da F1 e usado em 1988. Usado em 1989 e 1990, o MP4/5B conquistou 16 vitórias, 36 pódios e 27 pole positions ao longo das duas temporadas.

Prost, segundo colocado no grid, largou pelo lado de fora, enquanto Senna seria prejudicado pela sujeira do lado interno da pista. E o brasileiro, a cerca de 250 km/h, simplesmente não freou para a primeira curva, como revelaria a telemetria, colidindo com o rival. O campeonato estava decidido, com Ayrton bicampeão mundial.

Fonte e foto: Reprodução Redes Sociais do Esporte na Band