quarta-feira, dezembro 04, 2024

Secretaria Municipal de Educação (SME) promove exposição dos trabalhos dos alunos da EMEB Ulysses Picolo, baseados nas obras de Portinari

Secretaria Municipal de Educação (SME) promove exposição dos trabalhos dos alunos da EMEB Ulysses Picolo, baseados nas obras de Portinari

A Secretaria Municipal de Educação (SME) promove até o dia 20 de dezembro, no Museu da Ciência e Tecnologia “Prof. Mário Tolentino”, localizado na Praça Coronel Salles, s/nº, no Centro, a exposição dos trabalhos dos estudantes da Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Ulysses Picolo, baseados nas obras do artista brasileiro Candido Portinari.

A visitação é aberta a população, gratuitamente, de segunda a sexta-feira das 8h às 17h. O evento visa apresentar os trabalhos desenvolvidos durante o ano pelos estudantes da EMEB Ulysses Picolo, localizada no Residencial Eduardo Abdelnur.

A programação conta com a exposição de quadros e fotos produzidos ao longo do ano letivo por 60 estudantes matriculados no 5º ano A e 5º ano C do ensino fundamental, sob regência das professoras Bruna Regina Carboni e Eli Paiuta.

As ações ocorreram ao longo do ano, o projeto foi direcionado ao resgate da vida e da produção artística de Candido Portinari, assim como do contexto histórico em que ele viveu. O objetivo foi promover aos estudantes acesso às produções, o que contribui para o desenvolvimento de habilidades críticas e cognitivas. Teve início em sala de aula, com apresentação da bibliografia, obras e contexto histórico vivenciado pelo artista. Nos meses de maio e junho os estudantes foram até a cidade de Brodowski para conhecer a Casa de Portinari, onde o artista viveu sua infância e parte de sua vida. Nos meses seguintes os debates e atividades tiveram continuidade com produções textuais e a pinturas em tela de releituras de algumas obras de Portinari. Este material foi apresentado no projeto Leitura, organizado pela unidade escolar, e agora faz parte da exposição disponível para toda a comunidade.

“Escolher um conteúdo artístico para ser trabalhado nas aulas é algo que sempre nos estimulou, pela variedade de temas e assuntos a serem abordados. Trabalhar no Projeto Portinari foi muito importante para a preservação da memória nacional e da identidade cultural do Brasil. Iniciamos o trabalho explicando que Cândido Portinari foi um dos pintores brasileiros mais importantes do século XX e que suas obras retratam o cotidiano do povo brasileiro, as injustiças sociais e a luta das classes trabalhadoras. Precisamos pesquisar mais sobre a vida do artista, a fim de iniciar o projeto. Com o apoio da Secretaria Municipal de Educação fomos até a cidade de Brodowski visitar o Museu Casa de Portinari. Foi uma experiência incrível. Os alunos puderam vivenciar algo que jamais irão esquecer. O brilho no olhar de cada aluno foi gratificante e pudemos perceber o quanto isso era importante vivenciar”, comentou a professora Eli Paiuta.

Cada aluno escolheu a obra do artista que mais gostou para o seu trabalho artístico. Em seguida foram feitas impressões destas imagens. Pela observação, cada estudante pode fazer a reprodução da imagem utilizando as tonalidades disponíveis, o que permitiu também um processo criativo.