quarta-feira, fevereiro 19, 2025

Perto de completar 45 anos, Filipe, técnico do Sada Cruzeiro, revela seus ídolos

Perto de completar 45 anos, Filipe, técnico do Sada Cruzeiro, revela seus ídolos

No próximo dia 1º de março, o técnico Filipe Ferraz, do Sada Cruzeiro, completará 45 anos. Prestes a também comemorar 15 anos com a camisa celeste, seja como jogador – chegou ao clube na temporada 2011/2012 - e, desde 2021, como técnico, Filipe revelou os ídolos que fizeram e fazem parte da sua caminhada no vôlei.

“Na minha fase inicial era o Michael Jordan. Um cara espetacular, jogador único, agressivo, que a todo instante era colocado à prova e, na época, queria me espelhar nele. Depois, vieram os caras de Barcelona-92, que também inspiraram, mas o Nalbert sempre foi um grande espelho e com quem tive o prazer de jogar junto no Banespa, onde fomos campeões da Superliga 2004/2005. Ele foi um grande mentor na minha carreira e que me ajudou no meu crescimento, desenvolvimento e amadurecimento como atleta. Hoje, na parte de treinamento, existem muitos bons técnicos em outras modalidades, mas, precisamente no voleibol, sem sombra de dúvidas, tenho o Zé Roberto. É um cara espetacular na parte de gestão, gestão de grupo, de liderança. É um espelho e conquistou tantas coisas boas para o Brasil. Também vejo o Zé Roberto como um caminho a ser seguido”.

Nestes quase 15 anos com a camisa do Sada Cruzeiro, Filipe somou 39 títulos como jogador da equipe, e já acumula mais 16 como técnico. Em sua quarta temporada no comando do time, o mineiro de Joaíma espera aumentar a coleção de troféus para o clube. A eliminação na Copa Brasil – o Sada Cruzeiro perdeu nas quartas de final para o Joinville – serviu para acender um alerta.

“Ter saído da Copa Brasil nos permitiu também um olhar mais profundo da nossa equipe, do que precisamos melhorar, construir, crescer como time e individualmente. Algumas coisas já conseguimos identificar. Esse é o meu papel também. Como a gente joga muitos torneios, sempre pressão, é muito pouco tempo, às vezes, para trabalhar mesmo. Sempre colocado em prova. Teremos um jogo decisivo com o Vôlei Renata, um confronto direto, sábado, e depois vamos ter um respiro para a gente trabalhar o que precisamos. Vou dar ênfase da nossa parte técnica de bloqueio, de sideout, corrigir algumas situações do nosso saque sempre visando os playoffs da Superliga. Antes disso, teremos o Sul-Americano, um torneio importantíssimo para nós”, afirmou Filipe.

O Sada Cruzeiro lidera a classificação da Superliga 24/25 com 42 pontos, seguido pelo Vôlei Renata (SP), com 35. As duas equipes se enfrentarão neste sábado, dia 22, às 18h30, com transmissão ao vivo do Sportv 2. Já o Sul-Americano de Clubes será disputado entre os dias 12 e 16 de março, em Uberlândia (MG).

Foto: Arquivo/Agência i7/Sada Cruzeiro - Fonte: Assessoria de imprensa do técnico Filipe Ferraz - Georgia Infante