Rugby São Carlos inicia o ano em clássico regional
A temporada de jogos do Rugby São Carlos começa já neste sábado com a equipe estreando contra o Locomotiva Rugby Clube, de Araraquara, na Copa Central.
Para além da estreia, o clássico ganha contornos interessantes por conta de ser o primeiro jogo entre as equipes desde 2018 - quando ambas também se enfrentaram por uma estreia na Copa Central. Na ocasião, vitória do São Carlos por 98 a 0.
"Uma estreia sempre é um jogo mais complicado, tanto pela ansiedade quanto pela falta de entrosamento - ainda mais quando temos tantas estreias em nosso plantel", comentou Jean Ferrarini, treinador do São Carlos. "Mas, estou confiante que faremos uma boa partida", finalizou.
A partida acontecerá no Campo do Pinheirinho, em Araraquara, às 15h30 e tem entrada gratuita.
COPA CENTRAL
A Copa Central de Rugby é um torneio criado em 2013 por iniciativa do Locomotiva Rugby Clube, de Araraquara, em conjunto com o Rugby São Carlos, de São Carlos, e o Ornitorrincos Rio Claro, de Rio Claro.
Foi disputada nos anos de 2013, 2014, 2018 e 2024 - quando passou a ser oficializada pela Federação Paulista de Rugby. Seus campeões foram, respectivamente: Rugby São Carlos, Raça Rugby Ribeirão, Rugby São Carlos e Rio Preto Rugby.
No ano de 2025, a Copa Central 2025 ocorrerá entre fevereiro e abril e será disputada por 6 equipes divididas em 2 grupos de 3:
Grupo A: Rio Preto Rugby, Assis Rugby, Bauru Rugby
Grupo B: Rugby São Carlos, Locomotiva Rugby Clube, Raça Rugby Ribeirão
As equipes jogarão entre si em turno único dentro dos grupos e, ao final, serão classificadas de 1º a 3º colocados. Após isso, o primeiro colocado do Grupo A enfrenta o primeiro do Grupo B na final do torneio, enquanto os segundos colocados se enfrentam pelo terceiro lugar geral e os terceiros colocados dos grupos fazem a disputa de quinto lugar geral.
PAULISTA B
Além da Copa Central, o São Carlos disputará o Paulista B - que acontecerá entre abril e outubro. São 8 equipes divididas em 2 grupos de 4:
Grupo A: Rio Branco Rugby Clube, Templários Rugby Clube, Iguanas Rugby, Pinda Rugby
Grupo B: Piracicaba Rugby, Rio Preto Rugby, Cougars Rugby, Rugby São Carlos
Nessa disputa, as equipes se enfrentarão em turno e returno dentro do grupo e serão classificadas de 1º a 4º lugar. Definida a classificação, o 1º de cada grupo enfrenta o 2º do outro grupo nas semifinais da Taça Ouro; aqui, os jogos também são de ida e volta. Os vencedores das semis fazem a final da divisão e os perdedores a disputa de terceiro; aqui, os jogos são únicos.
O caminho para os 3º e 4º dos grupos é o mesmo, mas na Taça Prata: 3º de um grupo faz semifinal em ida e volta contra o 4º do outro grupo e os vencedores fazem a final da Taça Prata e os perdedores a disputa do terceiro lugar da Taça.
O campeão da divisão sobe direto para o Paulista A enquanto o vice-campeão joga a repescagem contra o 9º lugar da divisão superior para saber quem continua na elite no ano de 2026.
TEMPORADA 2025
Para a temporada de 2025, o São Carlos manteve Jean Ferrarini no cargo de treinador - que está a frente da equipe de maneira direta desde 2017 -, mas com funções diferentes: ainda que se mantenha como treinador principal e treinador dos forwards, Ferrarini terá o auxílio de Italo Inforzato como treinador dos linhas.
Oriundo de Rio Claro, onde se iniciou no rugby, Inforzato é atleta do São Carlos desde 2016, mas já girou o país jogando e dando treinos no BH Rugby Clube, de Belo Horizonte, e no GRUA, equipe de rugby de Manaus.
"A divisão dos treinamentos é algo que já fizemos em 2018 e 2019 e achamos proveitoso para o time. Com a Pandemia, não conseguimos dar continuidade a este processo, mas vimos que era o momento de voltar com ela agora nesta temporada", comentou Leonardo Carniato, atleta e Diretor de Administração e Finanças do São Carlos. "Como estamos passando por uma forte renovação no elenco e temos foco na base, somar as experiências do Jean - que já foi atleta do Pasteur e trabalhou no Instituto Rugby Para Todos, em Paraisópolis - com as do Italo pareceu ser o correto a ser feito nesse momento", finalizou.
PROJETO DESCOBRINDO O RUGBY
O Projeto Descobrindo o Rugby é um projeto social-esportivo do Rugby São Carlos em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes que oferece aulas de rugby GRATUITAS para meninas e meninos de 6 a 17 anos.
As aulas acontecem às terças e quintas no Estádio do Zuzão com turmas de manhã (09h00 às 11h00) e à tarde (16h00 às 18h00).
"Toda criança e adolescente é bem-vindo a participar do Projeto", disse Carniato. "Não há cobranças de qualquer tipo e a única restrição é que a criança e o adolescente tem de ter entre 6 e 17 anos".
O São Carlos é patrocinado pela Fisio & Cia e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de São Carlos, da H7 Esportes, da Contabilidade Valverde, da Mega Suplementos e das Atléticas e Departamentos Esportivos da UFSCar e USP.