Sesc São Carlos na Virada Inclusiva 2025
Em 2025, o Sesc participa da Virada Inclusiva! Reverberando a relevância dos 10 anos da Lei Brasileira de Inclusão, como principal marco legal de direitos da população com deficiência no Brasil, as unidades do Sesc na capital, interior e litoral, em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, propõe atividades que promovem a cultura do acesso e cultura DEF e o fortalecimento do protagonismo de artistas, atletas e demais profissionais com deficiência, buscando fomentar uma cultura anticapacitista.
A programação do Sesc na Virada Inclusiva recebe 123 atividades gratuitas. Algumas não requerem inscrições, outras é possível se inscrever na hora, ou antecipadamente pelo site ou pelo aplicativo Central de Relacionamento Digital. São cursos, bate-papos, oficinas e muito mais. As diversas atividades artísticas, esportivas e educativas contam com recursos de acessibilidade para melhor participação de todas as pessoas.
Confira alguns destaques e participe! A programação completa você confere clicando aqui.
DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO DO SESC NA VIRADA INCLUSIVA
CENTRO DE PESQUISA E FORMAÇÃO
curso
Uma Possível História da Arte Def
Com Daniel Moraes, artista e pesquisador def
O curso propõe um estudo inédito sobre a representação da deficiência nas artes visuais, abrangendo um período que se estende do Renascimento até a contemporaneidade. Realizando um percurso histórico complexo e muitas vezes negligenciado, investigamos como a iconografia da deficiência tem sido construída, percebida e reinterpretada ao longo dos séculos.
De 2 a 5/12, terça a sexta, das 10h30 às 12h30
CINESESC
curso
Introdução à audiodescrição no cinema
Com Isabel Pitta Ribeiro Machado
O curso se propõe a estudar as diferentes linguagens e a refletir sobre as formas de traduzi-las por meio da audiodescrição. A partir da perspectiva da filosofia e da linguagem cinematográfica são discutidos a produção do roteiro de AD em conjunto com a consultoria, as escolhas lexicais e da narração em diferentes estilos de filme. Com Isabel Pitta Ribeiro Machado
De 1 a 4/12, segunda a quinta, das 19h às 20h
SESC SÃO CARLOS
debate
Festival de cinema surdo
Com os atores João Pedro do Nascimento e Guilherme Nichols, o diretor João Gabriel Ferreira e mediação de Luccas Araújo, diretor e produtor.
Cessão com curtas-metragens, seguida de debate sobre o audiovisual e as representações surdas com atores mediado por especialista em acessibilidade cultural
Dia 3/12, quarta, das 19h30 às 21h30
Acessibilidade: Legendas, Libras.
