segunda-feira, janeiro 12, 2026

27º Festival Música nas Montanhas (FMM) recebe cerca de 200 vozes para oficinas vocais e atividades corais em Poços de Caldas

27º Festival Música nas Montanhas (FMM) recebe cerca de 200 vozes para oficinas vocais e atividades corais em Poços de Caldas

O 27º Festival Música nas Montanhas (FMM) de Poços de Caldas-MG deu início, no dia 12, à programação destinada ao Canto. Priorizando oficinas vocais voltadas ao repertório clássico, além de práticas de coro, cerca de 200 inscritos buscam a grade pedagógica especificamente reservada às vozes. As atividades reúnem estudantes e profissionais para o estudo técnico, de repertório e execução musical coletiva, culminando em apresentações abertas ao público. Em uma edição voltada às cordas e ao canto, o FMM abre a programação oficial nesta quarta-feira (14) e segue até o dia 17. Todas as atividades são gratuitas.

Com realização da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas-MG, patrocínio exclusivo Althaia e apoio cultural da Mineração Curimbaba, IMS e Togni S/A, o Festival Música nas Montanhas (FMM) conta com direção artística de Jean Reis e administrativa de Raquel Mantovani.

Segundo Raquel, a área vocal do Festival tem contribuído, sobremaneira, para o aperfeiçoamento dos grupos vocais e de cantores da cidade.

“As quatro oficinas contam com um grande número de participantes dos corais locais, Infanto-juvenil, TerceirEncanto e Coro Sinfônico, além da classe de canto, que atrai alunos de várias regiões do país buscando o aprimoramento com professores de renome. Grandes solistas do cenário internacional aqui estiveram, por várias edições, como alunos do festival. Para citar alguns: Bruno de Sá, Marcela Rahal, a nossa poços-caldense Ana Beatriz Lara, Felipe Vidal, dentre outros. Despertar o gosto e interesse para a música de concerto, para o canto em grupo, atividade fundamental para o desenvolvimento do ser humano desde a infância, é um dos objetivos precípuos do FMM”, disse.

As oficinas vocais do festival focam-se em aspectos como a fisiologia da voz, os mecanismos de ressonância e a articulação aplicada ao canto, além do preparo para o repertório clássico. O conteúdo é ministrado em masterclasses que abordam desde a preparação individual até a performance em conjunto.

A prática de coro constitui um dos eixos do FMM, promovendo o ensaio de obras para diferentes formações vocais. O resultado dessas atividades é apresentado em concertos integrados à programação oficial do festival, ocupando espaços culturais e igrejas locais.

As atividades vocais acontecem de 12 a 16 de janeiro, com o seguinte cronograma: os ensaios do TerceirEncanto ocorrem das 9h30 às 11h, na Peanuts English School; os ensaios do Coro Infantil, das 14h às 15h30, também na Peanuts English School; os ensaios do Coro Sinfônico ocorrem das 18h às 19h30, na Primeira Igreja Batista de Poços de Caldas; as oficinas de Canto acontecem das 10h às 12h e das 14h30 às 17h, na Primeira Igreja Batista de Poços de Caldas, com Francisco Campos. A programação culmina no concerto gratuito CANTATE, que acontece em 16 de janeiro, no
Teatro da Urca, às 20h30, reunindo o Coral Infantil, TerceirEncanto, Classe de Canto e Coro Sinfônico. Professor: Francisco Campos
Maestrina: Regina Kinjo.

A programação completa do 27º Festival Música nas Montanhas está disponível no site www.festivalmusicanasmontanhas.com.br.