sábado, janeiro 31, 2026

Lançado edital de seleção de projetos voltados para a pessoa idosa em Poços de Caldas

Lançado edital de seleção de projetos voltados para a pessoa idosa em Poços de Caldas

A Secretaria Municipal de Assistência Social lançou, na última quinta-feira (29), Edital de Chamamento Público para a seleção de projetos que visem promover a autonomia, integração e participação efetiva da pessoa idosa na sociedade, com recursos captados por meio do Fundo Municipal do Idoso (FMI) de Poços de Caldas.

O edital voltado para Organizações da Sociedade Civil (OSC) pode ser acessado na página oficial da Prefeitura de Poços de Caldas, neste link. As OSC interessadas deverão encaminhar toda a documentação exigida até 16 horas do dia 16/03/2026, exclusivamente pelo formulário eletrônico disponível em https://forms.gle/zoc3GA4o8d8jnCJeA.

Os recursos do Fundo Municipal do Idoso serão aplicados em financiamento total ou parcial das ações, que devem indicar um dos quatro eixos previstos no Edital: Assistência Social – Proteção Social Básica; Assistência Social – Proteção Social Especial (Média e Alta Complexidade); Saúde; e Educação, Esporte, Lazer e Cultura.

As propostas poderão incluir modernização de espaços físicos destinados ao atendimento e acolhimento da pessoa idosa; aquisição de bens permanentes e equipamentos necessários à melhoria da qualidade dos serviços; aquisição de veículo destinado ao transporte, apoio logístico e execução de ações, serviços e atividades voltadas ao atendimento da pessoa idosa, entre outros.

A sessão pública de análise e julgamento das propostas será realizada na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, no Centro Administrativo, no dia 19/03, às 9h. As parcerias serão formalizadas e celebradas através de Termo de Fomento, com a seleção de até sete OSCs, sendo R$ 100 mil por projeto, totalizando o valor de R$ 700 mil.

“Os projetos serão desenvolvidos com recursos provenientes das destinações do Imposto de Renda Solidário ao Fundo Municipal do Idoso, demonstrando o impacto positivo direto das destinações na melhoria e ampliação dos serviços e programas para este público no município”, ressalta a secretária municipal de Assistência Social, Marcela Carvalho.