domingo, janeiro 04, 2026

Santos vence e Grêmio São-Carlense empata na estreia na Copa São Paulo de Futebol Júnior 2026

Santos vence e Grêmio São-Carlense empata na estreia na Copa São Paulo de Futebol Júnior 2026

A Copa São Paulo de Futebol Júnior começou em São Carlos com vitória do Santos FC e empate do Grêmio São-Carlense. Neste domingo (04/01), a equipe praiana fez sua parte e largou na frente na disputa por uma das duas vagas na segunda fase da competição, enquanto o Lobão da Central somou um ponto diante do União Cacoalense-RO. Os jogos do Grupo 16 aconteceram no Estádio Municipal Prof. Luís Augusto de Oliveira “Luisão”, que recebeu público superior a 7.400 pessoas.


No primeiro duelo do dia, o Grêmio São-Carlense empatou com o União Cacoalense-RO em 2 a 2. O time de Rondônia saiu na frente com Ji-Paraná, de pênalti, aos 42 minutos, e Igor Rodrigues empatou sete minutos mais tarde. Na volta do intervalo, Marquinhos voltou a deixar o União na frente logo no primeiro minuto, mas Math Soares, aos 26, marcou para o Grêmio e fechou o placar.


Após o apito final, o técnico do Grêmio, Alex Francisco, avaliou o desempenho dos jovens atletas. “Fizemos uma partida muito ansiosa, mas conseguimos buscar o empate após sairmos atrás do placar. Agora, é pensar nas próximas partidas e preparar a cabeça dos meninos para a sequência da competição”, afirmou.


Alex Francisco também destacou falhas que resultaram nos gols adversários. “Nós tomamos dois gols que não estamos acostumados a falhar, mas iremos ajustar e pontuar essas ações com os atletas para que a gente possa melhorar nas últimas duas partidas”, completou.


Do outro lado, o técnico do União Cacoalense, Pedrinho Maradona, valorizou a entrega de seus jogadores. “A gente tem que exaltar principalmente a entrega dos atletas, pois, para muitos deles, esta é a primeira Copinha. Tivemos um comportamento aceitável e isso faz parte do processo de formação deles”, disse.


Maradona também fez questão de elogiar a cidade de São Carlos pela organização da sede. “O público que compareceu está de parabéns, assim como a cidade de São Carlos. Tudo foi organizado com muito profissionalismo e eu acredito que é uma das melhores sedes da Copinha”, destacou.

Já o Santos FC derrotou o Real Brasília-DF por 3 a 0 e, desta forma, termina a primeira rodada como líder da chave. Mateus Xavier foi às redes aos 7 e aos 10 minutos do primeiro tempo e consagrou-se como o artilheiro da noite. Pedro Assis selou a vitória ao cobrar pênalti aos 40 minutos da etapa complementar.

"É uma grande alegria para São Carlos abrir mais uma edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior com o estádio cheio, partidas de alto nível e, principalmente, com organização e segurança. Receber mais de 7.400 torcedores no Luisão demonstra a força do esporte e o carinho da população por esse evento tão tradicional do futebol brasileiro. Tivemos jogos emocionantes, com o Grêmio São-Carlense mostrando garra e equilíbrio em campo, e o Santos FC confirmando sua tradição logo na estreia. Mais do que os resultados, o que fica é a oportunidade dada a esses jovens atletas, que sonham em construir suas trajetórias no futebol", disse o prefeito Netto Donato, que assistiu aos jogos acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Herica Ricci Donato, e dos filhos Pedro e Gabriela.

Já o secretário de Esportes, Fernando Carvalho, ressaltou o trabalho exemplar das equipes envolvidas na organização. "O funcionamento do esquema de segurança foi perfeito, garantindo tranquilidade às famílias, aos atletas e aos profissionais que participaram do evento. São Carlos se orgulha de ser sede da Copinha mais uma vez. É um evento que movimenta a cidade, valoriza o esporte, incentiva nossos jovens e projeta o nome do município em todo o país. A Prefeitura segue empenhada em apoiar iniciativas como essa, que unem esporte, lazer e desenvolvimento para a nossa população".

Na próxima quarta-feira (07/01), o Estádio Luisão volta a receber a Copa São Paulo a partir das 17h15, quando Grêmio São-Carlense e Real Brasília-DF se enfrentam. Na sequência, às 19h30, é a vez de Santos FC e União Cacoalense-RO medirem forças. A competição é organizada Federação Paulista de Futebol com apoio da Prefeitura de São Carlos.

Também acompanharam o início dos jogos da Copinha o vice-prefeito Roselei Françoso, os vereadores Bruno Zancheta, Edson Ferraz e Larissa Camargo, além de secretários municipais e os famosos "olheiros" de outros times que vieram assistir às partidas.

Fotos: Divulgação/Prefeitura Municipal de São Carlos e @_ReinaldoCampos / Santos FC