segunda-feira, janeiro 26, 2026

Secretaria de Educação firma parceria com a Fazenda Pinhal para alfabetização de adultos

Secretaria de Educação firma parceria com a Fazenda Pinhal para alfabetização de adultos

A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA), cuja gestão é realizada pela ACORDE, iniciará, a partir do mês de fevereiro, turmas de alfabetização de adultos na Fazenda Pinhal, em São Carlos.

A iniciativa atenderá inicialmente funcionários da fazenda e também estará aberta a moradores de áreas rurais próximas que desejem aprender a ler e escrever ou retomar os estudos. Os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Educação ou a coordenação da Fazenda Pinhal para obter informações e realizar a inscrição.


De acordo com a chefe da Seção da Educação de Jovens e Adultos (EJA), professora doutora Maria Alice Zacharias, a oferta da alfabetização em territórios rurais é fundamental para garantir o direito à educação ao longo da vida. “Essa ação amplia o acesso à alfabetização e fortalece o vínculo com a EJA formal, assegurando a continuidade dos estudos para jovens, adultos e idosos”, destacou.

Para o secretário municipal de Educação, Lucas Leão, as parcerias são estratégicas para ampliar o atendimento na Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas. “São Carlos segue avançando com ações que asseguram o acesso à EJA. Essa iniciativa contribui diretamente para o fortalecimento e o aumento futuro das matrículas da Escola Municipal de Educação de Jovens e Adultos Austero Majerona”, afirmou.

A ação integra a Política Municipal de Alfabetização de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas e está articulada à continuidade dos estudos na EMEJA Austero Majerona. Por meio da união entre poder público, educação popular e instituições locais, o município segue ampliando o acesso à escolarização em diferentes territórios, reafirmando o compromisso com o direito à educação de qualidade para todos, ao longo da vida.