Secretaria de Saúde de São Carlos realiza ações de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis no período de Carnaval
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Centro de Atendimento de Infecções Crônicas – CAIC, realizou nesta sexta-feira (13/02), ações voltadas à prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), no período de Carnaval.
Ao todo, 200 kits foram entregues gratuitamente à população contendo preservativos, gel lubrificante, autoteste para HIV e material informativo. Além disso, houve orientações ao público com informações para prevenção antes, durante e depois do período de folia do momo.
A iniciativa ocorreu em dois pontos estratégicos da cidade. No período da manhã, por volta das 9h, a equipe esteve na Praça do Mercado Municipal. Já no início da tarde, às 13h30, a ação foi realizada no Terminal Rodoviário.
Participaram da atividade a coordenadora municipal do Programa IST/AIDS, Cintia Ruggiero; a enfermeira Daniela Falcão; e a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Denise Martins Gomide.
De acordo com a coordenadora Cintia Ruggiero, o principal objetivo da campanha é reforçar a prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis, especialmente neste período que antecede o Carnaval. “O objetivo da ação é trabalhar a prevenção das infecções sexualmente transmissíveis, o HIV e, principalmente, a sífilis, cujo número é muito alto hoje em dia. Para o HIV, temos várias formas de prevenção que, além do preservativo, incluem o gel lubrificante e o próprio teste”, destacou.
A coordenadora informou ainda que, ao longo do ano, o Departamento de Vigilância em Saúde realizará outras campanhas de conscientização, como as ações do Julho Amarelo, voltadas à prevenção das hepatites virais, além de atividades no período do Dia dos Namorados, entre outras datas estratégicas.
“A atuação da Vigilância em Saúde neste período de Carnaval é estratégica e fundamental para reforçarmos a prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis. Sabemos que é um momento de grande circulação de pessoas e de intensificação das interações sociais, por isso precisamos estar presentes, orientando e facilitando o acesso à informação e aos insumos de prevenção”, afirma Denise Martins Gomide, diretora de Vigilância em Saúde.
Segundo o secretário de Saúde, Leandro Pilha, a sífilis e o HIV continuam sendo importantes desafios de saúde pública, e a prevenção é sempre o melhor caminho. “O autoteste para HIV, por exemplo, amplia o acesso ao diagnóstico precoce, garantindo mais agilidade no início do tratamento, quando necessário”.
O CAIC está localizado na avenida São Carlos, nº 3392 (esquina com a Rua José de Alencar), no bairro Tijuco Preto. O horário de funcionamento é das 7h às 17h de segunda a sexta-feira. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (16) 3419-8240 ou 3419-8250.
