sexta-feira, fevereiro 13, 2026

Secretaria de Saúde de São Carlos realiza ações de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis no período de Carnaval

Secretaria de Saúde de São Carlos realiza ações de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis no período de Carnaval

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Centro de Atendimento de Infecções Crônicas – CAIC, realizou nesta sexta-feira (13/02), ações voltadas à prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), no período de Carnaval.

Ao todo, 200 kits foram entregues gratuitamente à população contendo preservativos, gel lubrificante, autoteste para HIV e material informativo. Além disso, houve orientações ao público com informações para prevenção antes, durante e depois do período de folia do momo.

A iniciativa ocorreu em dois pontos estratégicos da cidade. No período da manhã, por volta das 9h, a equipe esteve na Praça do Mercado Municipal. Já no início da tarde, às 13h30, a ação foi realizada no Terminal Rodoviário.

Participaram da atividade a coordenadora municipal do Programa IST/AIDS, Cintia Ruggiero; a enfermeira Daniela Falcão; e a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Denise Martins Gomide.

De acordo com a coordenadora Cintia Ruggiero, o principal objetivo da campanha é reforçar a prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis, especialmente neste período que antecede o Carnaval. “O objetivo da ação é trabalhar a prevenção das infecções sexualmente transmissíveis, o HIV e, principalmente, a sífilis, cujo número é muito alto hoje em dia. Para o HIV, temos várias formas de prevenção que, além do preservativo, incluem o gel lubrificante e o próprio teste”, destacou.

A coordenadora informou ainda que, ao longo do ano, o Departamento de Vigilância em Saúde realizará outras campanhas de conscientização, como as ações do Julho Amarelo, voltadas à prevenção das hepatites virais, além de atividades no período do Dia dos Namorados, entre outras datas estratégicas.

“A atuação da Vigilância em Saúde neste período de Carnaval é estratégica e fundamental para reforçarmos a prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis. Sabemos que é um momento de grande circulação de pessoas e de intensificação das interações sociais, por isso precisamos estar presentes, orientando e facilitando o acesso à informação e aos insumos de prevenção”, afirma Denise Martins Gomide, diretora de Vigilância em Saúde.

Segundo o secretário de Saúde, Leandro Pilha, a sífilis e o HIV continuam sendo importantes desafios de saúde pública, e a prevenção é sempre o melhor caminho. “O autoteste para HIV, por exemplo, amplia o acesso ao diagnóstico precoce, garantindo mais agilidade no início do tratamento, quando necessário”.

O CAIC está localizado na avenida São Carlos, nº 3392 (esquina com a Rua José de Alencar), no bairro Tijuco Preto. O horário de funcionamento é das 7h às 17h de segunda a sexta-feira. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (16) 3419-8240 ou 3419-8250.