sexta-feira, fevereiro 15, 2013

SUPERLIGA FEMININA 2012/13: VÔLEI AMIL VENCE EM UBERLÂNDIA E FICA PERTO DE GARANTIR O TERCEIRO LUGAR NA SUPERLIGA

VÔLEI AMIL VENCE EM UBERLÂNDIA E FICA PERTO DE GARANTIR O TERCEIRO LUGAR NA SUPERLIGA
Ao marcar 3 a 1 sobre o Banana Boat/Praia Clube, o time de Campinas deu importante passo para terminar entre os três melhores da fase de classificação

Uberlândia (MG) - Mesmo sem Fernandinha e Daymi Ramirez, contundidas, o Vôlei Amil conseguiu uma importante vitória na reta final da fase de classificação da Superliga. O time do técnico Zé Roberto bateu o Banana Boat/Praia Clube por 3 sets a 1 com parciais de 27/25, 26/24, 21/25 e 25/18, em 2h27, na noite desta sexta-feira (15), em Uberlândia, Minas Gerais. Com o resultado na penúltima rodada da primeira fase, a equipe chega aos 36 pontos (13 vitórias e 4 derrotas) e fica muito perto de garantir a terceira colocação na fase de classificação e ter a vantagem de decidir em casa o playoff das quartas de final. Além disso, ampliou sua série invicta para seis partidas.

O técnico Zé Roberto elogiou sua equipe, mas ainda quer ver suas jogadoras um degrau acima. "Gostei da movimentação, especialmente no sistema defensivo, mas ainda cometemos erros bobos em momentos cruciais e é isso que não pode acontecer. É neste ponto que ainda precisamos evoluir", disse. "Também fiquei feliz pela Soninha, que está voltando após um grave problema de saúde e ainda nos ajudou com um pontinho", completou.

A levantadora Pri Heldes, eleita a melhor da partida e ganhadora do troféu VivaVôlei fez questão de falar sobre o conjunto. "Todas foram bem. Sabíamos que seria um jogo difícil, com torcida contra e um time que joga bem em casa, mas conseguimos nos unir e vencer. Fico feliz pela premiação, mas todas as meninas têm me ajudado muito", afirmou ela, que substitui a titular Fernandinha.

A ponteira Pri Daroit seguiu a mesma linha, a da união. "Viemos para Uberlândia `mordidas` pela derrota que sofremos em Campinas (3 a 0 para o Praia, na Arena Amil) e para garantir o terceiro lugar. Ainda cometemos alguns erros, mas acredito que estamos crescendo como equipe. Também é bom lembrar que jogamos sem três atletas muito importantes", finalizou, citando Fernandinha, Ramirez e a ponteira Ju Nogueira.

A búlgara Vasileva foi a maior pontuadora da partida com 19 acertos (ao lado de Dani Scott). Pri Daroit contribuiu com 16 e a central Natasha com mais 15. Walewska ainda derrubou 11 bolas e Rosamaria marcou 5.

O jogo - Equilíbrio. Alternância no placar. Reclamação contra a arbitragem. Assim foi o primeiro set do Vôlei Amil, que abriu vantagem no duelo contra o Praia em um suado 27/25, após 38 minutos. Apesar de erros de saque dos dois lados e da recepção das jogadoras de Campinas ter oscilado, o time de Zé Roberto soube controlar os nervos nos momentos decisivos. O treinador se irritou com quatro supostos toques na rede apontados pelo segundo árbitro, mas viu a levantadora Pri Heldes variar bem as jogadas de meio, especialmente com Natasha e ponta, com Pri Daroit, Rosamaria e Vasileva.

O Vôlei Amil precisou mostrar poder de reação no segundo set. O time de Campinas chegou a estar seis pontos atrás, mas foi buscar. Bola a bola, ponto a ponto, as comandadas de Zé Roberto mostraram garra na defesa e foram diminuindo a vantagem do Praia. Empataram no 14/14 e assumiram a ponta do placar. Com Vasileva eficiente na entrada de rede (maior pontuadora do Amil na parcial, com seis acertos) e Pri Daroit bem no saque, o Amil estava para fechar no 24/23 quando Natasha perdeu um saque. Zé Roberto pediu tempo para acalmar sua equipe. Deu certo.Com a cabeça no lugar, as visitantes contaram com uma pancada de Rosamaria na entrada e um bloqueio de Walewska para fechar em 26/24, em 40 minutos.

O lance mais bacana para a torcida Força Azul no terceiro set foi o ace de Soninha. A ponteira, que se recuperou de uma delicada cirurgia para correção de uma hérnia de disco na coluna, fez sua estreia na temporada quando o Vôlei Amil perdia por 20/24. Com o ponto de Soninha, a equipe de Campinas chegou aos 21. E só. O Praia jogou melhor a parcial e aproveitou os erros das campineiras para ganhar por 25/21, em 36 minutos, e dominuir a vantagem das adversárias na partida para 2 sets a 1. Walewska foi o destaque ofensivo do time de Zé Roberto. Com bolas rápidas pelo meio, ela manteve o Vôlei Amil vivo no período com quatro pontos importantes.

O Vôlei Amil voltou ligado para o quarto set. Virou os dois tempos técnicos na frente (8/4 e 16/11), mantendo uma vantagem média entre quatro a cinco pontos. E assim foi até o final. Beneficiada também pelo elevado número erros das donas da casa, a equipe do técnico Zé Roberto fechou a parcial em 25/18, em 33 minutos, e a partida em 3 sets a 1. O Vôlei Amil volta à quadra somente na próxima sexta-feira (22), em Campinas, quando recebe o Usiminas/Minas, a partir das 21h, na Arena Amil.

TROFÉU VIVAVÔLEI – Pri Heldes (Vôlei Amil)
MAIORES PONTUADORAS – Dani Scott (Banana Boat/Praia Clube) e Vasileva (Vôlei Amil), com 19 pontos

EQUIPES:

BANANA BOAT/PRAIA CLUBE – Jú Carrijo, Monique, Michelle, Dayse, Dani Scott e Angélica. Líbero – Arlene
Entraram – Camila Adão, Letícia Hage, Camila, Mayhara e Sara
Técnico – Spencer Lee

VÔLEI AMIL – Pri Heldes, Rosamaria, Vasileva, Pri Daroit, Walewska e Natasha. Líbero – Suellen
Entraram – Rosane e Soninha
Técnico – José Roberto Guimarães

Fonte e foto: ZDL