domingo, 8 de março de 2015

CIDADES: Holambra celebrou com flores o Dia Internacional da Mulher

Holambra celebrou com flores o Dia Internacional da Mulher

Cerca de 20 servidores públicos da Capital Nacional das Flores dedicaram sua manhã de domingo (8) para prestar uma homenagem especial às moradoras e turistas pelo Dia Internacional da Mulher.

Durante a ação, promovida pela Prefeitura, aproximadamente 1000 botões de rosas – cedidos gratuitamente por produtores locais – foram distribuídos a mulheres de todas as idades nas ruas e dentro de estabelecimentos comerciais de toda a cidade.

A intenção, segundo a Prefeitura, é aliar a celebração da data comemorativa e as flores – principal marca de Holambra – para incentivar gestos espontâneos de carinho e reconhecimento às mulheres.

A holambrense Ana Paula Sales, de 28 anos, aprovou a iniciativa. Segundo ela, a entrega das rosas é, ao mesmo tempo, um gesto de atenção e de reforço das características que fazem de seu município um lugar diferenciado. “Quem não gosta de começar o dia recebendo uma flor?”, brincou. “É uma coisa simples que faz com que a gente se sinta respeitada, prestigiada. Gostei muito”.



A encarregada de departamento fiscal Fabiana Olegário de Almeida, moradora de Holambra, também elogiou a ação promovida pela Prefeitura. De dentro do carro, parado no único semáforo da cidade, ela e a filha foram homenageadas pelos servidores. “É uma homenagem diferente, muito simpática”, comentou. “As mulheres merecem. Tá mais do que aprovado”.

Capital das Flores
Mais do que uma Estância Turística, Holambra é reconhecida nacional e internacionalmente por sua vocação para a produção de belíssimas flores que enfeitam casas, parques e jardins de todo o Brasil.

Com aproximadamente 40 km² de área rural, a cidade é responsável por cerca de 40% da produção, 50% da comercialização e 80% da exportação do setor florista no país, além de contar com diversos mercados especializados em vendas por varejo que garantem aos visitantes a oportunidade de levar para casa um pouco da magia das famosas flores holambrenses, diversas nas cores, cheiros, formas e tamanhos.

O potencial produtivo é herança do trabalho irmanado de brasileiros e dos primeiros imigrantes holandeses que colonizaram o município e iniciaram a cultura de cultivo e comercialização – expandida, anos depois, pela criação de um sistema de vendas por meio de leilão eletrônico, uma experiência trazida da Holanda.

Tamanho destaque e notoriedade garantiram ao município o título de Capital Nacional das Flores em 2011, sancionado pela presidente Dilma Rousseff.

Fonte/fotos: PMH