sábado, 29 de agosto de 2015

DE VOLTA PARA OS BONS TEMPOS: Um Maluco no Pedaço

Um Maluco no Pedaço pode voltar ao ar em 2016. Relembre aqui e saiba como estão os atores desse grande sucesso

Um Maluco no Pedaço (The Fresh Prince of Bel-Air) foi ao ar no canal NBC entre 1990 e 1996 e contava a história de um rapaz vindo de uma origem mais humilde que se mudava para a casa dos parentes ricos em Bel-Air. O fato de ele não se enquadrar no novo estilo de vida era retratado de maneira cômica. 

Praticamente 25 anos após a estreia de "Um Maluco no Pedaço", a série ainda é um sucesso entre diversas gerações. Depois de tantos anos, os atores já fizeram muita coisa, veja como eles estão atualmente:


- Personagens 
  • Will (Will Smith)

Willard Carroll "Will" Smith Jr. nasceu na Filadélfia em 25 de setembro de 1968. É mundialmente conhecido principalmente por atuar na sitcom The Fresh Prince of Bel-Air (Um Maluco No Pedaço) de 1990, além dos filmes Men in Black ( MIB-Homens de Preto), The Pursuit of Happyness ( À Procura da Felicidade) e Hancock. Perseguindo o mundo da música, Will conheceu o DJ Jazzy Jeff numa festa, formando assim uma dupla que logo entrou em ação, se apresentando como DJ Jazzy Jeff & the Fresh Prince. Quando a popularidade da dupla começou a subir, Smith ganhou e gastou muito dinheiro comprando uma casa, carros e jóias. No entanto, ele estava à procura de algo diferente e novo quando, em 1989, conheceu Benny Medina, que teve a ideia de produzir uma sitcom baseada na sua vida em Beverly Hills. Smith adorou a ideia assim como a NBC, emissora televisiva americana que, em 1990, colocou no ar a ideia de Medina com o nome de Um Maluco no Pedaço (The Fresh Prince of Bel-Air). O roteiro era simples - Will apenas fazia o papel dele próprio: um rapaz esperto e rebelde da Filadélfia que se muda para casa dos tios em Beverly Hills. A série durou seis anos, tempo durante o qual se aventurou em filmes e se fez notar pela crítica, como em Six Degrees of Separation, em 1993.

Após o sucesso que veio do filme de ação Bad Boys, de 1995, a carreira de Will Smith estava assegurada. Um ano depois, participou do grande êxito Independence Day, onde desempenhou o papel de Steven Hiller, um oficial dos fuzileiros (marines) que luta contra a invasãoextraterrestre.

Ele é uma das poucas pessoas que desfrutam sucesso nas três maiores mídias de entretenimento nos Estados Unidos: cinema, televisão e a indústria discográfica.

Will Smith é ganhador de quatro prêmios Grammy e já lançou onze álbuns, sendo os seis primeiros ainda como The Fresh Prince, com o DJ Jazzy Jeff, e os cinco últimos, solo. Participou de 22 filmes, seja como dublador (Shark Tale), narrador (A Closer Walk) ou produtor.

No total, Will Smith recebeu cerca de 135 milhões de dólares por suas atuações em filmes. O ator foi indicado em 2001 ao Oscar de melhor ator pelo filme Ali e em 2006 pelo filme The Pursuit of Happyness.

Will Smith é casado com a atriz e cantora Jada Pinkett-Smith desde 1997, e teve 2 filhos : um menino chamado Jaden Christopher Syre Smith (nascido em 8 de junho de 1998) e uma menina chamada Willow Camille Reign Smith (nascida em 31 de outubro de 2000). Will também tem um filho do casamento anterior, Willard "Trey" Smith III, nascido em 1992.

  •  Carlton (Alfonso Ribeiro)

Alfonso Lincoln Ribeiro nasceu Nova Iorque em 21 de Setembro de 1971. Alfonso nasceu em Nova Iorque, e sua família teve origem em Trinidad e Tobago. Atualmente com 41 anos, após o fim da série, Alfonso atuou em diversas outras séries, entre elas: "In The House". E dirigiu/escreveu episódios de "Elas e Eu". Foi casado com a atriz Robin Stapler e do fruto desta união resultou o nascimento de sua filha e agora está casado com a escritora Angela Unkrich. 

  •  Tio Phill (James Avery)

James La Rue Avery nasceu em Atlantic City em 27 de novembro de 1945. Alistou-se nas Forças Armadas dos Estados Unidos logo após a sua graduação na escola, e atuou na Guerra do Vietnã entre 1968 a 1969. Depois que deixou as Forças Armadas, Avery mudou-se para San Diego, onde começou a escrever poesias e scripts para TV. Ele ganhou um prêmio Emmy por sua produção e foi-lhe concedida uma bolsa da Universidade da Califórnia em San Diego. Avery frequentou o curso de bacharel em cinema e literatura na universidade, e formou-se em 1976.

Fez a voz de muitos personagens em séries como "Teenage Mutant Ninja Turtles" de 1987, e "Iron Man" em 1990.

Em 1990 começou a fazer o seriado Um Maluco no Pedaço (The Fresh Prince of Bel-Air). O seriado, estrelado por Will Smith ficou no ar até 1996 e deu a James Avery seu papel mais conhecido, o de advogado, e posteriormente juiz, "Phillip Banks".

Atuou em vários filmes e séries da TV americana. Em 2000 fez um dos episódios da série policial "CSI".

Entre 2003 e 2004, apareceu em episódios dos seriados "Crossing Jordan", "All about the Andersons" e "All of Us".

Ao final do seriado, Avery participou de outras mais como por exemplo: "CSI" (alguns episódios), "Eu, a Patroa e as Crianças"/"As Visões da Raven"/"Elas e Eu"/"The Closer"/"Grey's Anatomy" (participações). Faleceu em dezembro de 2013 após complicações de uma cirurgia cardíaca. Sua esposa, Barbara Avery, disse que saiu do quarto de James para buscar comida para ele e, quando retornou, James já se encontrava sem vida.
  • Vivian (Janet Hubert-Whitten)
Janet Louise Hubert-Whitten nasceu em Chicago em 13 de janeiro de 1956. Conhecida por interpretar Vivian Banks na série Um maluco no pedaço. Em 1993 deixou de participar do seriado em consequência de divergências com Will Smith e foi substituída então por Daphne Maxwell Reid.

Janet também é bailarina, dançarina e canta, aptidões que podemos assistir a atriz desempenhado brilhantemente em determinados episódios de "Um Maluco no Pedaço"

Em 2013, dublou a personagem Denise Clinton, tia de um dos personagens principais, Franklin Clinton, no game Grand Theft Auto V.

Atualmente com 57 anos, Janet deu vida a Vivian nas 3 primeiras temporadas. Mas por algumas divergências com Will Smith deixou a série e então participou de programas como "Friends" e "Gilmore Girls".
  • Vivian (Daphne Reid)
Daphne Maxwell Reid nasceu em Nova York, 13 de julho de 1948. Formou-se na Bronx High School of Science. Foi a primeira mulher africana-americana a ser a rainha do baile de formatura. Na Universidade Northwestern, começou sua carreira de modelo assinando com a agência Ford Models. Foi a primeira mulher negra a ser capa da revista "Glamour".

Daphne Reid fez participações em vários programas de televisão. Mas o seu papel mais conhecido foi "Vivian Banks" no seriado Um Maluco no Pedaço (The Fresh Prince of Bel-Air), em que ela havia substituído Janet Hubert-Whitten. A série durou três anos (1993 - 1996), ela se juntou a série após Janet ter engravidado, na série, inventaram o nascimento do personagem fictício Nicky Banks, que na série, seria seu filho, mas Janet saiu do programa para cuidar do seu próprio filho, além de ter tido problemas com o ator Will Smith

Atualmente com 65 anos, após a saída de Janet do seriado, Daphne deu vida a personagem Vivian nas 3 temporadas seguintes de "Um Maluco no Pedaço". Ao final da série, fez participações em outros programas, como por exemplo "Eve". Daphne Reid é casada com o ator Tim Reid e é dona do estúdio New Millennium na Virgínia.

  • Hilary (Karyn Parsons)
Karyn Parsons nasceu em Hollywood, Califórnia em 8 de Outubro de 1966, mas cresceu em Santa Monica. A mãe de Karyn, Louise H. Parsons, é negra, enquanto o pai, Kenneth B. Parsons, é branco. Na infância frequentou o colégio Santa Monica High School.

Ficou famosa ao interpretar o papel de "Hilary Violet Banks", mais conhecida como "Hilary Banks", na série de TV Um Maluco no Pedaço (The Fresh Prince of Bel-Air) entre os anos de 1990 e 1996.

Karyn casou-se pela primeira vez com o ator Randy Brooks (Randolph Frederick Brooks), mas em 1990 acabou se divorciando dele.

Em 8 de fevereiro de 2003, casou-se pela segunda vez, e mantém-se casada desde então. Seu atual marido chama-se Alexandre Rockwell, é um diretor e produtor de filmes independentes nos Estados Unidos. Karyn e Alexandre casaram-se em Vieques, Porto Rico.

Karyn tem dois filhos, uma menina, chamada Lana (nascida em março de 2003), e um menino, chamado Nico (nascido em maio de 2007).

Atualmente, Karyn divide seu tempo entre o marido, a casa e os filhos, além das carreiras de atriz, modelo, produtora e empresária. Karyn vive com o marido e os filhos em Westport, uma pequena cidade costeira ao sul de Boston, porém, desde 2002 está sem atuar em grandes projetos. Atualmente faz apenas DVD's educativos para crianças.


  • Ashley Banks (Tatyana Ali)

Tatyana Marisol Ali nasceu em Long Island, Nova Iorque em 24 de Janeiro de 1979, sendo filha de Sonia, uma enfermeira, e Sheriff Ali, um detetive. Sua mãe é nativa do Panamá, e seu pai é descendente de negros e indianos, nascido em Trinidad e Tobago. Ela tem duas irmãs mais novas, Anastasia e Kimberly, e devido às influências de sua família, é fluente em inglês e espanhol.

Aos 5 anos, Ali já havia ganho duas vezes o concurso do Star Search na televisão, e aos 7, começou sua carreira como cantora, e logo depois como atriz, atuando como Tatyana em episódios de Sesame Street. Porém, até então, Tatyana Ali era apenas mais um nome qualquer em Hollywood, até que foi escalada como Ashley Banks na popular sitcom da NBC, Um Maluco no Pedaço (The Fresh Prince of Belair), onde, além de atuar, pode cantar em vários episódios. Seu companheiro de trabalho, Will Smith, apoiou sua carreira como cantora desde o início, após constatar o talento da colega, mas ela passaria mais cinco anos no seriado antes de se dedicar à música por completo.

Seu álbum de estréia foi Kiss the Sky, que ganhou disco de ouro no início de 1999. O álbum lançou o hit Daydreamin', que chegou ao 6º lugar nas paradas de sucesso britânicas e estadunidenses ao mesmo tempo. Na Grã-Bretanha, o sucesso se expandiu para outros dois singles, Boy You Knock Me Out - com Will Smith - e Everytime.

Em 2005, Ali completou seu trabalho no filme Glory Road e estrelou o videoclipe de Nick Cannon e Anthony Hamilton, Can I Live?, como a mãe do primeiro. Em 2007, ela participou de vários curta-metragens produzidos pelos participantes do programa On the Lot, e de vários episódios da telenovelade sucesso, The Young and the Restless, como Roxanne. Atualmente, ela trabalha em seu segundo álbum, que ela destaca como um "esforço independente" e ainda atua em séries e filmes.

  • Geoffrey (Joseph Marcell)
Joseph Marcell nasceu em Santa Lúcia em 18 de agosto de 1948. Foi para Inglaterra aos 5 anos de idade, quando sua família deixou Santa Lúcia, país do Caribe, onde o ator nasceu.

Ele estudou na Universidade de Sheffield South Yorkshire e formou-se a partir da Central School of Speech and Dance.

Em 1990, Joseph passou a interpretar na série de TV Um Maluco no Pedaço (The Fresh Prince of Bel-Air, o personagem Geoffery Barbara Butler, que era o mordomo da família "Banks", e que ficaria mais conhecido como Geoffrey (ou Jeffrey). Esse foi o papel de maior destaque da carreira de Joseph.

Ele foi casado 3 vezes. Ele tem dois filhos de seus dois primeiros casamentos; Ben, nascido em 1979 e Jessica, nascido em 1989. O nome de sua atual esposa é Joyce.

Após o fim da série atuou em séries como "Brothers and Sisters". Um apaixonado pelos palcos, fez parte do Globe Theatre (Londres).


- Sinopse

Através de situações engraçadas, a série mostra os conflitos de valores de uma sociedade marcada por problemas raciais, como a norte-americana, onde o humor impagável de Will leva todos os seus parentes ao limiar da loucura. Após uma briga com consumidores de droga, a mãe de Will, temendo que o futuro do filho passasse pelo mundo do crime, resolve enviá-lo para a mansão de sua irmã e de seu cunhado Phillip Banks, um advogado, que depois se tornou juiz, muito bem estabelecido, que mora no elegante e luxuoso bairro de Bel Air em Los Angeles, para que o filho possa ter uma educação de alto nível. No início, Will não se dá muito bem, pois sendo um garoto humilde, vindo de um bairro pobre, comporta-se de maneira inadequada, além de se mostrar desinteressado pelos estudos e ainda provocar várias trapalhadas aos tios e primos na sofisticada casa, em Bel Air.


- Criação

Will Smith começou a chamar a atenção dos produtores pelas suas performance em videoclipes e em 1989, quando queria investir na carreira de ator, conheceu Benny Medina, um executivo da Warner, que procurava um rapaz jovem para uma nova série detelevisão. A trama seria sobre a vida de um rapaz oriundo de um bairro pobre de Filadélfia que vai morar na badalada e eleganteBel-Air. Após uma série de conversações, com sugestões do próprio Will e aprovação dos executivos da NBC, em 1990 foi iniciada a série The Fresh Prince of Bel-Air, na qual ele interpretava um personagem baseado em si próprio, ou seja, Will Smith. Will Smith conheceu sua esposa Jada Pinkett Smith (a Niobe de Matrix Reloaded), no set de filmagens da série. A atriz estava fazendo um teste para interpretar a namorada do rapper no seriado. Não ganhou o papel, mas conheceu o futuro marido.

- Abertura


- Local das filmagens


Bel Air, cenário da série


Apesar de a série se passar em Bel Air, a mansão dos Banks na realidade não fica em Los Angeles, e sim em Brentwood, uma cidade próxima. Mas o NBC Studios onde gravaram os episódios fica em Burbank.

Mansão dos Banks: 251 N. Bristol Avenue, Brentwood, California Coordenadas:34° 3'35.74"N 118°29'22.33"W

A Volta de "Um Maluco no Pedaço" 

Segundo informações do site TV Line, Will Smith prepara um novo formato para a famosa série. Todavia, o projeto está em fase "muito inicial" e deve receber apoio de algum canal de televisão para que seja levado adiante. A NBC, que foi quem exibiu a série está aberta para conversas com Smith, que será produtor executivo, administrando através de sua empresa, a Overbrook Entertainment. Porém, ainda não se sabe se será uma continuação da história original ou uma reedição.