domingo, 13 de setembro de 2015

DE VOLTA PARA OS BONS TEMPOS: Dirty Dancing - Ritmo Quente

Dirty Dancing - Ritmo Quente, um clássico dos anos 80 que entrou para a história dos musicais

Dirty Dancing - Ritmo Quente (Dirty Dancing) é uma das histórias de amor e música mais famosas na história do cinema e ainda hoje é cultuado como um dos filmes mais vistos pelos casais apaixonados em todo o mundo. E mesmo os solteiros também se divertirão e se emocionarão com essa história. Isso se não se levarem pela excelente trilha sonora. ‘(I’ ve had) The Time Of My Life’ chegava pela primeira vez ao primeiro lugar da lista das mais tocadas da Billboard. 

Contou a historia da jovem Baby (Jennifer Gray), que em 1963 passou as férias com os pais em um resort e encantada pela beleza de uma música conheceu Johnny (Patrick Swayze), um experiente e cheio de charme instrutor de dança do hotel . Desse encontro, surge um inevitável romance entre os dois. Um romance que chega entre muitas aulas de dança e ensinamentos de amor.

Vamos aqui relembrar esse clássico do cinema: 


- Sinopse
Dirigido por Emile Ardolino, "Dirty Dancing" conta a história de Frances Houseman, mais conhecida como “Baby”, uma garota de 17 anos que viaja de férias com a família para resort nas montanhas Catskills no ano de 1963. Baby se mostra idealista e preocupada com questões sociais, almejando uma vaga no “Corpo da Paz”, uma organização de estudos a favor da economia dos países do terceiro mundo. Ela é totalmente diferente de sua irmã mais velha Lisa (Jane Brucker), apaixonada por roupas e pelo visual.

Após ter que participar de um show de variedades ao lado de um “partido” bem visto por seu pai, Baby se dirige ao alojamento dos funcionários do hotel, atraída pela música e com a ajuda de um funcionário. Lá ela conhece um instrutor de dança chamado Johnny Castle e se apaixona imediatamente por ele.

Penny, parceira de dança de Johnny envolve-se com um garçom do hotel, acaba engravidando e tenta abortar a criança. Baby lhe dá o dinheiro para o procedimento, mas devido às condições do “médico” contratado, Penny corre risco de vida. Ao ser ajudada pelo pai de Baby, que também é medico, Penny se recupera, mas diz que não poderá participar de uma apresentação agendada ao lado do parceiro. 

Assim, Baby é escolhida como nova parceira de Johnny e os dois passam a ensaiar os mais diversos estilos de dança, incluindo mambo para sua apresentação. Com isso acabam se envolvendo cada vez mais pelo ritmo quente da música, além dos passos ensaiados e precisos da dança. Assim começa a ser construída uma das histórias de amor mais conhecidas da história do cinema, com elementos de “Romeu e Julieta”.



- Personagens
    • Jennifer Gray (Frances Houseman "Baby")

    Filha do ator Joel Grey e da cantor Jo Wilder, Tinha 27 anos ao estrelar "Dirty Dancing". É casada com o também ator Clark Gregg, com tem uma filha chamada Stella. Atualmente a atriz está com 55 anos e em 2014 estrelou um episódio piloto da série Red Oaks.

    • Patrick Swayze (Johnny Castle)

    Começou sua carreira como bailarino clássico, mas por decorrência de lesões da juventude quando jogava futebol, interrompeu-a e priorizou sua carreira de ator. Tinha 35 quando interpretou o seu mais famoso papel, se é que podemos dizer assim, "Dirty Dancing". Logo depois estrelou outro longa de grande sucesso, ao lado de Whoppy Goldberg. Quem não se lembra de "Ghost: Do Outro Lado da Vida". No ano de 1991 foi nomeado pela revista People, como sendo o homem mais sexy do mundo. Infelizmente nos deixou em 14 de setembro de 2009, com 57 anos, vitimado por um câncer no pâncreas, porém, pouco antes, ainda fez o papel de Charles Barker (um agente do FBI) na série The Beast.

    •  Jerry Orbach (Dr. Jake Houseman)

    Filho único do casal Emily Olexy e Leon Orbach, fez vários papeis no teatro, sendo que o de maior destaque foi El Gallo, em  The Fantasticks. Interpretou o pai da personagem Baby no filme, aos 52 anos. No ano de 1991 participou do desenho animado A Bela e A Fera e também da série Law e Order, a qual posteriormente faria um "spin-off" da mesma. Faleceu em 28 de dezembro de 2004 também vítima de câncer, só que na próstata. Em 2005, ano seguinte ao de sua morte, apareceu nos dois primeiros episódios deste "spin-off" de Law e Order, cujo quinto episódio foi dedicado à sua memória.

    • Cynthia Rhodes (Penny Johnson)
    Iniciou sua carreira nos anos 70 como cantor e dançarina, tendo pequenos papéis em musicais como: Xanadu (1980) e Flashdance (1983). Em 1977 fez o longa "Os Embalos de Sábado Continuam", a continuação do clássico "Os Embalos de Sábado à Noite", protagonizado por John Travolta. Fez "Dirty Dancing" aos 31 anos e desde 1991 não participa de nenhuma nova produção Atualmente é casada com o cantor Richard Marx desde 1989. 
    • Jane Brucker (Lisa Houseman)

    Era a irmã mais velha de Baby. Quando esteve em "Dirty Dancing" estava com 29 anos. Após o filme fez participações em Doctor, Doctor (1989) e Second City This Week (2011). Desde então fez pausa na carreira. 

    • Kelly Bishop (Marjorie Houseman)

    É filha de Jane Lenore e Lawrence Boden Bishop e cresceu em Denver, no Colorado, onde estudou para ser bailarina através da American Ballet Theatre School e pela San Jose Ballet School. Com 18 anos foi morar em Noa York, onde conseguiu seu primeiro emprego na companhia de balé da Radio Music City Hall. Em 1975 integrou o elenco do musical Chorus Line, interpretando Sheilla. Foi a mãe de Baby em "Dirty Dancing" aos 43 anos de idade. Atualmente está com 71 anos e já participou de séries como The Good Wife e Law & Order. Outro de seus personagens marcantes foi Emily, de Gilmore Girls. Em 2012 esteve na série Bunheads e em 2014 fez o filme Saint Janet

    • Lonny Price (Neil Kellerman)

    Apaixonado pela personagem Baby, tentou conquistá-la, mas não conseguiu. Tinha 28 anos na época do filme e atualmente está com 56. Infelizmente não deu muito certo como ator, mas em contrapartida tornou-se consagrado como diretor de alguns episódios das séries 2 Broke Girls e Desperate Housewives.

    - História

    Nos papéis principais temos Jennifer Grey, famosa como a irmã de Ferris Bueller em “Curtindo a vida adoidado” e Patrick Swayze, um dos maiores galãs dos anos 80, em plena forma. O ator, falecido em 2009, era também dançarino profissional, o que lhe permitiu um excelente desempenho no filme. Como se não bastasse, há uma canção co-escrita e interpretada por ele no filme, “She’s Like the Wind”, que recebeu diversos prêmios.

    Swayze foi a escolha perfeita para o papel, muito pela sua experiência como dançarino. Antes de Swayze ser escalado, os atores Val Kilmer e Billy Zane foram cotados. Kilmer não aceitou o papel e Zane foi considerado um dançarino mediano. Ele foi o par nos testes de cena com Grey antes da chegada de Swayze.

    Outra curiosidade interessante diz respeito aos figurinos usados pelos protagonistas. O contraste entre as roupas claras e leves da mocinha é perfeito em relação às roupas escuras do galã. A combinação fica evidente e plasticamente bela quando o casal executa as cenas de dança.

    “Dirty Dancing – Ritmo Quente” é hoje um filme cultuado pelas plateias, sobretudo, o público feminino, que acredita que o amor pode acontecer com apenas alguns passos de dança e poucos acordes de uma canção. Diante de tamanha aceitação ao longo dos anos, o filme gerou duas “continuações”, produzidas em 2004 e 2010 respectivamente, chamadas “Dirty Dancing – Noites de Havana” que conta com a participação de Swayze, e “Dirty Dancing 3 – Noites de Capoeira”, estrelado pela atriz Camilla Belle (10.000 A.C.), mas que não chegam aos pés do original. São casos em que um título conhecido e amado pelos fãs não é suficiente para sobrepor uma produção pobre. Isso só rende aos produtores a desconfiança e o repúdio dos fãs da obra original.


    Resort usado nas filmagens de "Dirty Dancing"

    O filme original é um fenômeno de bilheteria, arrecadando milhões de dólares em todo o mundo com apenas dois milhões envolvidos em sua produção. Além disso, o filme é importante por ter se tornado referência para dezenas de outras produções envolvendo dança e histórias de amor, como “Dança Comigo”, “Ela dança, eu danço”, “Vem dançar comigo” e “Ritmo da sedução”, entre tantas outros filmes lançados. Os filmes musicais mantinham sua tradição e ganhavam mais destaque entre os públicos.
    Dez anos mais tarde, os fãs fizeram uma grande campanha na mídia americana, sobretudo, na em um programa de entrevistas na televisão, o que resultou no relançamento de “Dirty Dancing – Ritmo Quente” nos cinemas. Mais um sucesso. Isso sem contar as dezenas de citações à diversos momentos do filme em outros filmes e séries, como por exemplo no desenho “Uma família da pesada” e no seriado “New Girl”.  Além disso, a canção “I’ve had (The time of my life)” é uma das mais executadas em casamentos e festas, sendo inclusive, uma das mais pedidas nos shows da banda brasileira “The Soundtrackers”, especializada em trilhas sonoras pop.



    Como a maioria dos clássicos dos anos 80, foi anunciado que “Dirty Dancing – Ritmo Quente” terá um remake, produzido e dirigido por Kenny Ortega, responsável pelas coreografias do filme e que recentemente, dirigiu a trilogia de sucesso jovem “High School Musical” A ideia inicial era lançá-lo em 2011, mas devido a problemas na produção, o lançamento está previsto para o ano de 2014, embora essa data não esteja confirmada. Pessoalmente, eu preferiria que este filme não fosse refeito, pois acredito que ele agrada a todas as gerações e que os mais jovens poderiam e deveriam conhecê-lo. Não o vejo como um filme datado ou envelhecido. Isso acontecia muito nos anos 80, coisa que parece ter se perdido nos anos que se seguiram.

    Pode ser por falta de criatividade da indústria do cinema americano ou simplesmente, um retorno a um tempo em que filmes eram feitos para marcarem história nos corações e mentes das pessoas. De qualquer maneira, o original de 1987 jamais será superado e ainda conquista as pessoas mais jovens, que acreditam no poder transformador da música, da dança e do amor.

    Recomendação máxima assistir ao filme “Dirty Dancing – Ritmo Quente”, seja pela primeira ou pela milionésima vez, não importa. O importante é deixar se levar pela música, pela dança e pela certeza que mesmo depois de 25 anos, o cinema ainda tem o poder de encantar as plateias. 


    - Trilha sonora original
    • (I’ve Had) The Time of My Life - Bill Medley e Jennifer Warnes
    • Be My Baby - The Ronettes
    • She's Like the Wind - Patrick Swayze Feat. Wendy Fraser
    • Hungry Eyes - Eric Carmen
    • Stay - Maurice Williams and The Zodiacs
    • Yes - Merry Clayton
    • You Don't Own Me - The Blow Monkeys
    • Hey Baby - Bruce Channel
    • Overload - Zappacosta
    • Love Is Strange - Mickey e Sylvia
    • Where Are You Tonight - Tom Johnston
    • In The Still of the Night - The Five Satins
    Reprodução do "Long Play" do filme "Dirty Dancing"
    • Faixas Extras


    1. "Big Girls Don't Cry" - The Four Seasons – 2:26
    2. "Will You Love Me Tomorrow" - The Shirelles – 2:43
    3. "Cry to Me" - Solomon Burke – 2:33
    4. "Love Man" - Otis Redding – 2:16
    5. "Do You Love Me" - The Contours – 2:54
    6. "Some Kind of Wonderful" - The Drifters – 2:35
    7. "Wipe Out" - The Surfaris – 2:38
    8. "These Arms of Mine" - Otis Redding – 2:28

    - Recepção da Crítica
    Por parte da crítica especializada sua recepção foi favorável, pois em base de 20 avaliações, obteve pontuação de 65% no Metacritic, atingindo a excepcional nota 8,2 (53 votos). 



    - Principais prêmios e indicações
    Oscar 1987 (EUA)
    • Venceu na categoria de melhor canção original ((I've Had) The Time of My Life).
    Globo de Ouro 1987 (EUA)
    • Venceu na categoria de melhor canção original ((I've Had) The Time of My Life).
    • Indicado nas categorias de melhor melhor filme - comédia / musical, melhor Ator de cinema - comédia / musical (Patrick Swayze) e melhor Atriz de cinema - comédia / musical (Jennifer Grey).
    Prêmio Grammy 1988 (EUA)
    • Indicado na categoria de melhor canção escrita especialmente para cinema ou televisão ((I've Had) The Time of My Life).
    Independent Spirit Awards 1988 (EUA)
    • Venceu na categoria de melhor filme.

    - Curiosidades
    • A canção She's Like the Wind, que recebeu diversos prêmios, é cantada pelo próprio Patrick Swayze e foi co-escrita por ele.
    • As cores das roupas do casal central são propositalmente contrastantes; enquanto a moça veste roupas de cores leves e alegres, o rapaz veste sempre de preto ou cores escuras.
    • Val Kilmer e Billy Zane estiveram cotados para o papel de Johnny Castle, mas Kilmer declinou e Zane não era suficientemente bom dançarino.
    • A série norte-americana Glee interpreta (I'Ve Had) The Time Of My Life no episódio 09 da segunda temporada, os personagens que cantam são Sam Evans (Chord Overstreet) e Quinn Fabray (Dianna Agron).
    • O orçamento de Dirty Dancing foi de apenas seis milhões de dólares.
    • O filme foi seguido por Dirty Dancing - Noites de Havana, em 2004.
    • Foi feito um remake do filme que foi lançado em 2004.
    • A música "The Time (Dirty Bit)" do grupo Black Eyed Peas contém samples de "(I've Had) The Time Of My Life"
    • Em 2011 confirmaram que haverá outro remake do filme.Que será dirigido por Kenny Ortega, coreografo da versão original e diretor da trilogia High School Musical.

    - Continuação: Dirty Dancing 2 — Noites de Havana


    Foi a continuação feita em 2004 com o nome de Dirty Dancing 2 — Noites de Havana (Dirty Dancing: Havana Nights), mas sem Jennifer Gray e com apenas uma breve participação de
    Patrick Swayze.

    O filme contou a história de Katie (Romola Garai) Katey Miller, uma garota 18 anos, se muda para Cuba com seus pais e sua irmã. Chegando lá, não consegue se encaixar com os filhos dos colegas de trabalho de seu pai. No hotel em que mora acaba por conhecer Javier, um garoto cubano que é apaixonado pela dança. Na tentativa de ajudar Javier, os dois entram em um concurso local de dança, e acabam se apaixonando no processo.



    - Vamos relembrar a clássica cena final com a dança entre Baby e Johnny

    - Trailer