domingo, 6 de setembro de 2015

DE VOLTA PARA OS BONS TEMPOS: Namorada de Aluguel

Vamos relembrar "Namorada de Aluguel". Um grande clássico dos anos 80

Quem não se lembra do filme "Namorada de Aluguel" (Can't Buy Me Love) ? Um dos grandes sucessos dos anos 80. O filme conta a história do nerd Ronald Miller (Patrick Dempsey), um jovem tímido e trabalhador, que sempre sonhou em ser popular no colégio. Ele descobre que Cindy Mancini (Amanda Peterson), uma garota linda que todos os garotos paqueram, está precisando de 1000 dólares urgente de dinheiro para comprar um casaco novo que estragou de sua mãe. Então ele faz a proposta de emprestar o dinheiro a ela se em troca ela aceitar fingir ser sua namorada. Ela topa e, com sua ajuda, ele acaba se tornando um dos garotos mais populares do colégio. 

No desenrolar da história, com muitos encontros e desencontros os dois acabam se apaixonando. 

Vamos aqui relembrar esse clássico dos anos 80:



- Sinopse

Ronald Miller (Dempsey) é um típico nerd. Em determinado momento, ele negocia com uma cheerleader muito popular, Cindy Mancini (Peterson), que tinha danificado o casaco de sua mãe em uma festa. Ronald oferece $1.000 de suas economias para a compra de um casaco novo em troca de sua companhia por um mês. Cindy, sem opções e relutante concorda em fazê-lo "popular", fingindo ser sua namorada. Ambos concordam em nunca revelar o pacto.

Ronald então, troca seu amigos nerds e leais pelos estudantes ditos populares e entra em completa mudança de estilo na direção de Cindy. Durante este mês, os dois descobrem que as individualidades de cada um são muito próximas. Cindy começa a ficar com ciúmes quando vê Ronald saindo com suas amigas Barbara e Patty. Quando o mês termina, Ronald e Cindy terminam o "namoro" de maneira dramática dentro da escola.

Ronald continua sua vida "popular". Na festa de Ano Novo, Cindy termina brutalmente seu namoro com um ex-estudante quando este descobre sobre seu relacionamento com Ronald. Nervosa e frustrada, Cindy conta a todos na festa a verdade sobre seu relacionamento com Ronald e as mudanças do rapaz. Cindy faz com que todos, até mesmo a turma nerd se afaste de Ronald.

Ronald sofre muito com seu isolamento social; entretanto, chega o momento de redenção quando Ronald defende um nerd de um dos rapazes populares. Ronald argumenta que eles todos eram amigos e de repente se dividiram entre duas turmas. Cindy reconhece a sinceridade de Ronald e os dois se reconciliam quando Cindy opta por ficar na garupa do cortador de grama do rapaz ao invés de sair com seus amigos. Os dois se beijam enquanto a canção título ("Can't Buy Me Love" dos Beatles) começa a tocar.


- Elenco Principal
  • Patrick Dempsey (Ronald Miller) 

Patrick Dempsey que interpretou o nerd Ronald começou sua carreira aos 15 anos fazendo participações em programas e séries de TV. Em 1985 fez sua estréia nos cinemas no filme "Heaven Help Us". Daí para frente sua carreira só decolou e hoje ele acumula sucessos tanto na TV quanto no cinema.

Apesar de sua carreira ter sofrido um declínio após o fim dos anos 80, ele voltou à posição de astro, além de ter se tornado um dos homens mais desejados de Hollywood com seu trabalho como o Dr. Derek Shepherd em Grey's Anatomy, e filmes comoEnchanted, Made of Honor, Valentine's Day e Transformers: Dark of the Moon.


Patrick participou de grandes produções do cinema como, "Transformers, O Lado Oculto Da Lua" , "Encantada", "O Melhor Amigo da Noiva" e "Escritores da Liberdade". Mas foi nas telinhas onde ele consolidou sua fama de galã interpretando o neurocirurgião Dr. Derek Shepherd na série americana "Grey's Anatomy" que completa em 2014 nove anos de sucesso. Patrick se casou aos 21 anos com a mãe do seu melhor amigo o ator Corey Parker, Rocky Parker que tinha na época 48 anos e contrariando as expectativas tiveram um casamento feliz que durou 7 anos, quando se separaram em 1992.

Dempsey se divide hoje entre a TV e seu maior hobby, o automobilismo, ele é um dos donos da equipe de fórmula Indy Vision Racing e já chegou até pilotar em algumas corridas.

O ator foi casado com a atriz Rochelle Parker, 27 anos mais velha, entre 1987 e 1994.

Em 31 de Julho de 1999 casou-se com Jillian e tiveram três filhos, os gêmeos Darby e Sullivan e a menina Talula. O casamento acabou em janeiro de 2015.

  • Amanda Peterson (Cindy Mancini) 

Amanda Peterson, que interpretou a mocinha do filme Cindy Mancini não teve a mesma sorte, depois do sucesso no filme "Namorada de Aluguel", Amanda participou de alguns programas na TV americana e seu último filme foi "Windrunner" em 1994.

Iniciou carreira no teatro, ainda criança, e aos nove anos de idade atuou numa pequena participação no musical cinematográfico Annie. Em 1983, co-estrelou a série de televisão Boone, mas o seu primeira papel de destaque foi no filme Explorers

Peterson alcançou sucesso na década de 1980, ao fazer papeis como Lori Swenson no filme Explorers, de 1985, e Cindy Mancini, a garota mais popular da escola, no filme Namorada de Aluguel. Amanda Peterson e seu par romântico, Patrick Dempsey, tornaram-se ídolos da juventude após o lançamento do filme, em 1987.


Depois disso a atriz foi vista pouquíssimas vezes e fez questão de se manter longe dos holofotes, ninguém sabe dizer se foi por escolha própria ou por falta de oportunidade. Hoje pouco se sabe sobre a atriz e as notícias sobre elas são muito contraditórias, alguns dizem que ela leva uma vida simples ao lado do marido e de seus dois filhos em sua cidade natal Greeley no Colorado e eventualmente da aulas de teatro na universidade local, outra notícia é que ela tem uma vida turbulenta por conta de seu vício em anfetaminas e outras drogas o que a levou a um distúrbio mental e após um divórcio conturbado ela está lutando pela guarda dos filhos.

Em 2013 ela fez uma sessão de fotos para um fotógrafo sendo essa sua última aparição na mídia. 

Amanda passou por momentos bastante complicados depois de deixar a carreira de actriz e regressar ao Colorado. Teve problemas com drogas, roubo e chegou a ser presa.

A atriz foi encontrada morta no dia 5 de julho de 2015 por intoxicação aguda, ou overdose, derivado de uma mistura de vários medicamentos como sedativos, analgésicos e fenotiazina. Também havia no seu corpo vestígios de cannabis. Amanda tomava medicamentos para as dores, mas o seu sistema tinha seis vezes mais do que o prescrito. Ela também usou morfina por conta própria e foi esta substância que causou a sua morte, já que causa falha na respiração.

  • Courtney Gains (Kenneth Wurman)

Courtney Gains fez o papel de Kenneth Wurman, amigo nerd de Ronald, também fez parte de grandes filmes famosos nos anos 1980 como "De Volta para o Futuro", "Curtindo a Vida Adoidado" e "A Colheita Maldita" . Nas décadas seguintes, o ator fez vários papéis em séries como "E.R." , "Seinfeld", "Monk"e longas como "Halloween". Courtney tambem é músico e tem uma banda Ripple Street que recentemente lançou um CD.

  • Tina Caspary (Barbara)

Fez o papel de Barbara, amiga de Cindy, participou de dois filmes depois de "Namorada de Aluguel" e fez pequenas participações em séries de TV. Tina sempre foi uma excelente dançarina e se aperfeiçoou nessa arte. Hoje Tina esta casada e tem dois filhos, ela e seu marido, também dançarino, possuem uma escola de dança onde lecionam juntos.


- Elenco Secundário
  • Seth Green .... Chuckie Miller
  • Sharon Farrell .... sra. Mancini
  • Darcy DeMoss .... Patty
  • Dennis Dugan .... David Miller
  • Cloyce Morrow .... Judy Miller
  • Devin DeVasquez .... Iris
  • Cort McCown .... Quint
  • Eric Bruskotter .... Big John
  • Gerardo Mejía .... Ricky
  • Ami Dolenz ... Fran
  • Max Perlich ... Lester

- Ficha Técnica

Gênero: Comédia
Direção: Steve Rash
Roteiro: Michael Swerdlick
Produção: Thom Mount
Fotografia: Peter Lyons Collister
Trilha Sonora: Robert Folk
Duração: 94 min.


- Recepção da crítica

Can't Buy Me Love tem recepção mista por parte da crítica especializada. Possui tomatometer de 48% em base de 21 críticas no Rotten Tomatoes. Tem 76% de aprovação por parte da audiência, usada para calcular a recepção do público a partir de votos dos usuários do site.



- Produção

O filme teve sua locação em Tucson, Arizona, na escola Tucson High Magnet School (então conhecida como Tucson High School). A coreografia é de Paula Abdul, que fez uma ponta não creditada como uma dançarina. Os estudantes que aparecem nas cenas como figurantes também não foram pagos por suas aparições durante.



- Principais prêmios e indicações

Young Artist Awards (EUA)
Venceu na categoria de Melhor Ator Jovem de Cinema - Comédia (Patrick Dempsey).
Indicado nas categorias de Melhor Filme para a Família - Comédia, Melhor Atriz Jovem de Cinema - Comédia (Tina Caspary e Amanda Peterson).



- Trilha Sonora

1. Can't buy me love - The beatles
2. One lover at a time - Atlantic Starr
3. SURFIN' SAFARI - The Beach Boys
4. CERTAIN THINGS ARE LIKELY - KTP
5. ONE FOR THE MOCKINGBIRD - The Cutting Crew
6. LIVING IN A BOX - Living in a Box
7. SECRET AGENT MAN - Kipp Lennon
8. MISFIT - Curiousity Killed The Cat
9. ACTRESS - Randy Hall
10. ALL NIGHT LONG - Randy Hall
11. HEART'S RADIO - Tim Carbone
12. FRENCH KISSING - Carol Chapman
13. DON'T WANNA BE YOUR FOOL - Brittan
14. BURNIN - Rebel Faction
15. FALLEN HERO - Steve Grisham and Dwayne Evans
16. DANCIN' WITH MYSELF - Billy Idol



- Trailer