segunda-feira, 21 de setembro de 2015

SAÚDE: 21 de setembro – Dia Mundial de Combate ao Alzheimer. Conheça os sintomas e saiba como prevenir essa doença

21 de setembro – Dia Mundial de Combate ao Alzheimer. Conheça os sintomas e saiba como prevenir essa doença

Dia 21 de setembro é dia Mundial do Mal de Alzheimer. A doença é a causa mais comum de perda de memória na população ocidental. O diagnóstico não é tão fácil e existem outras doenças que podem ter sintomas semelhantes.

Os familiares mais próximos, frequentemente, não são as primeiras pessoas que percebem os sintomas do Alzheimer. Quanto mais breve for o diagnóstico e iniciar o tratamento, melhor será a evolução.

A Doença de Alzheimer atinge cerca de 10% da população com mais de 65 anos e é considerado um grande desafio social e econômico do século XXI, já que a perspectiva da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que, de 2010 a 2030, o número de casos de pessoas com a doença aumente de 35,6 para 65,7 milhões de pessoas.

Dados da Associação Internacional Alzheimers Disease Internacional (ADI), com sede na Inglaterra, apontam que atualmente há cerca de 36 milhões de indivíduos portadores do Mal de Alzheimer. Para 2030, a previsão é que o número aumente 85%. A estimativa revela que a América Latina tropical, onde está localizado o Brasil, será a região com maior aumento percentual, cerca de 146%. São números alarmantes que são lembrados nesta segunda-feira, 21 de setembro, Dia Mundial de Combate ao Alzheimer.

A doença neurológica degenerativa afeta a memória, fala e a noção de espaço e tempo do indivíduo, podendo provocar apatia, delírios e, em alguns casos, comportamento agressivo. Um dos primeiros sintomas é a perda de memória para fatos recentes. Depois, ocorre a desorientação quanto a lugares e datas e mudança de humor e comportamento – irritabilidade e agressividade. Na fase avançada, a pessoa pode ter alucinações, dificuldade na fala e na alimentação. Além disso, pode não reconhecer mais os familiares e torna-se totalmente dependente.

Pesquisas realizadas pela Academia Brasileira de Neurologia (ABN) apontam que 95% das vítimas morrem até cinco anos após apresentar os primeiros sintomas e que a maioria das mortes é registrada em brancos e na Região Sudeste.

O diagnóstico se dá através de entrevista (história de vida, clínica, familiar, idade, escolaridade), teste cognitivo (miniexame do estado mental, teste do relógio, teste de fluência verbal), e posteriormente por meio de exames laboratoriais (hemograma completo, hormônios tireoidianos, enzimas hepáticas) e de imagem (tomografia, ressonância magnética).

Em geral, a doença de Alzheimer afeta pessoas com mais de 65 anos, mas existem pacientes com início por volta dos 50 anos. As causas da doença não são totalmente conhecidas, alguns estudos citam fatores importantes para o desenvolvimento da doença como: pré-disposição genética, escolaridade, hipertensão, diabetes mellitus, acidente vascular cerebral (AVC) prévio, colesterol aumentado e idade avançada.


Ao apresentar qualquer um dos sintomas, o paciente deve buscar um neurologista para ser avaliado. O tratamento visa retardar o máximo possível a evolução da doença e orientar a família sobre a evolução da mesma.

Pesquisa realizada por cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, sugere sete medidas que podem evitar milhões de casos de Alzheimer em todo o mundo. Os fatores são ligados a estilo de vida: não fumar, ter uma dieta saudável, prevenir o diabetes, controlar a pressão arterial, combater a depressão, fazer mais atividades físicas e aumentar o nível de educação. Para os cientistas, metade dos casos da doença no mundo se devem a falta destas medidas de saúde e basta uma redução de 25% nos sete fatores de risco para evitar até três milhões de casos.
Outro estudo sobre prevenção da doença refere-se à alimentação. Durante 10 anos, cerca de mil pessoas foram acompanhadas por pesquisadores norte-americanos. Os participantes que seguiram a dieta MIND – junção dos nomes da dieta Mediterrânea e da dieta Dash (Dietary Approaches to Stop Hypertension – Abordagem dietética para parar hipertensão, em tradução livre) – tiveram risco para Alzheimer reduzido em 53% em comparação com as pessoas que fizeram outras dietas.
  • Confira lista de alimentos que compõem a dieta Mind:

– Ingerir todos os dias: grãos integrais (três ou mais porções), folhas verdes (uma porção), outros vegetais (uma ou mais porções) e uma taça de vinho (preferencialmente o tinto);
– Na maioria dos dias da semana: castanhas (como amêndoas e noz) e azeite de oliva (se possível, usar também no preparo das refeições);
– Algumas vezes por semana: vagens (como feijão e lentilha), mirtilo, morango e aves;
– Ao menos uma vez por semana: peixes.
Alimentos que devem ter o consumo reduzido:
– Manteiga ou margarina (menos de uma colher de sopa por dia);
– Fast food e frituras (menos de uma porção por semana);
– Queijos gordurosos (menos de uma porção por semana);
– Carne vermelha (menos de quatro vezes por semana);
– Bolos, tortas e outros doces (menos de cinco porções por semana).
“Uma avaliação clínica, levando em consideração o histórico do paciente e a realização de exames para a exclusão de outras doenças, se faz necessária para diagnosticar o Alzheimer. Quanto antes for identificada, maiores serão as chances de controlar os sintomas e retardar o avanço da doença”, explica a chefe da Neurologia do Hospital Esperança Recife (PE), Carolina Cunha.
A ciência ainda desconhece as causas do Alzheimer, mas sabe-se que as perdas neuronais acontecem gradativamente, subdividindo a doenças em três estágios: inicial, intermediário e avançado.
  • O estilo de vida é muito importante para prevenir o Alzheimer. Quanto mais cedo houver uma mudança de hábitos, mais fácil minimizar o problema. Veja a seguir algumas dicas:

1. Estimule o cérebro: mantenha o cérebro ativo aprendendo algo novo, um idioma, um instrumento, palavras cruzadas etc. A leitura também é um ótimo hábito para o cérebro reter informações, treinando várias funções;
2. Exercite-se: trinta minutos de atividade física de três a cinco vezes por semana. Para esta faixa etária recomenda-se a prática de natação, caminhada ou até mesmo subir escadas em vez de ir de elevador, por exemplo;
3. Tenha uma alimentação saudável e balanceada: vegetais, peixes e frutas possuem ótimos nutrientes para o cérebro, assim como óleos vegetais ricos em Ômega 3;
4. Controle o diabetes e a pressão arterial: os dois problemas são comuns nesta faixa etária e podem aumentar o risco de Alzheimer e outros tipos de demência em até 50%, segundo relatório anual sobre a doença divulgado em setembro de 2014 pela ADI;
5. Tome sol ou suplemente com Vitamina D: um estudo publicado em agosto de 2014 na revista Neurology apontou que as pessoas com idade avançada que não recebem quantidades suficientes de vitamina D correm mais riscos de apresentar demência.
  • ABRAz promove atividades para informar população sobre Alzheimer
Setembro é o Mês Mundial de Conscientização da Doença de Alzheimer, e a ABRAz - Associação Brasileira de Alzheimer promove ações em todo o Brasil, através de suas regionais, cujo tema deste ano é “Alzheimer: Eu não esqueço”. O objetivo da instituição é informar e conscientizar a população a respeito da Doença de Alzheimer (DA), assim como a importância do diagnóstico precoce para uma melhor qualidade de vida ao paciente e aos familiares, assim como orientar sobre os cuidados com a pessoa doente e o cuidador. A DA não tem cura, pelo menos até agora, mas é possível estabilizar os sintomas com o tratamento adequado.

A ABRAz Regional Alagoas promove em 20 de setembro, das 9hs às 13hs, Ação de Conscientização na Praia de Ponta Verde, e no dia 22, a partir das 19 horas, haverá sessãoCine ABRAz no Cine Arte Pajuçara, com apresentação do filme “Para sempre Alice”.

Durante a Ação de Conscientização da Doença de Alzheimer na Praia de Ponta Verde, uma equipe da ABRAz fará a distribuição de informativos sobre a DA, informará sobre grupos de apoio aos pacientes e familiares na região e recolherá assinaturas em abaixo-assinado solicitando à Prefeitura Municipal de Maceió a criação de um Centro de Atendimento ao Idoso.

Na sessão Cine ABRAz, a plateia assistirá “Para sempre Alice”, filme ganhador do Oscar 2015 de Melhor Atriz para Julianne Moore, que interpretou uma mulher diagnosticada com a Doença de Alzheimer aos 50 anos, um caso precoce e mais raro. Após a sessão haverá debate sobre o tema com médicos neurologista e psiquiatra e a presidente da ABRAz – Regional Alagoas, Luciana Martins de Faro. O ingresso terá um preço especial para esta exibição: R$ 15,00.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (82) 3035-6783 ou pelo email alagoas@abraz.org.br.