sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

LUTO: Tony Burton faleceu aos 78 anos

Tony Burton, que interpretou o treindor de Apollo Creed e Rocky Balboa, faleceu aos 78 anos

O ator norte-americano Tony Burton, que interpretou o técnico Duke na franquia "Rocky", morreu aos 78 anos nesta quinta-feira (25), na Califórnia, EUA. As informações são da "Hollywood Reporter".



Segundo sua irmã Loretta Kelley disse ao site de notícias do Michigan MLive que Burton nunca recebeu dos médicos um diagnóstico oficial, embora entrasse e saísse do hospital com frequência no último ano. Por conta do estado de saúde dele, o ator não conseguiu assistir ao filme Creed: Nascido para Lutar, que conta com Stallone no elenco. Na trama, Stallone volta ao papel que o consagrou e se dispõe a treinar Adonis Johnson (vivido por Michael B. Jordan), filho de Creed, seu rival do passado.

"Há uma cena no último filme (Creed: Nascido para Lutar) em que a imagem do meu irmão aparece na parede de um restaurante. Infelizmente ele não conseguiu assistir", lamentou Kelly em entrevista ao site MLive.


Tony estrelou os seis primeiros filmes da saga "Rocky" como Duke, o treinador de Apollo Creed: "Rocky: Um lutador" (1976), "Rocky 2: A revanche" (1979), "Rocky 3: O desafio supremo" (1982), "Rocky 4" (1985), "Rocky 5" (1990), e "Rocky Balboa" (2006). Ele também estrelou filmes como "O Iluminado", de Stanley Kubrick.

Além de ator, Tony também foi boxeador. Ele lutou profissionalmente entre 1958 e 1959. Durante esse período, ele foi nocauteado por Lamar Clark, boxeador que detém o recorde de nocautes consecutivos: 44.


Duke foi o treinador de Apollo Creed (Carl Weathers) nos dois primeiros filmes da série. Um profissional competente, que, do contrário de seu pupilo que só pensa em aparecer, procura mantê-lo sempre em alerta quanto à qualidade de seu adversário. Quando Apollo resolve treinar Rocky, Duke o acompanha e passa a auxiliá-lo nos treinamentos. Daí então, passa a ser um ajudante fiel de Rocky em todas as suas lutas. Apesar de não ter uma participação muito ativa na franquia, Duke é, ao lado de Rocky e Paulie, o único a aparecer em todos os seis filmes da série.



- Homenagens 

- Carl Weathers (Apollo Creed) usou sua página do Twitter para lamentar a perda do amigo e ex-colega de elenco. "Notícia triste. Descanse em paz Tony Burton. Sua intensidade e talento ajudaram a tornar os filmes de Rocky serem um sucesso", postou ele.




- Burt Young, o "Paulie Pennino" cunhado de Rocky, e que junto com Sylvester Stallone e Tony Burton foi o único ator a fazer os 6 filmes da série. No primeiro, recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. Ele também fez sua homenagem em sua rede social:





- Vídeo:
Vídeo em que Duke (Tony Burton) faz um discurso incentivando e motivando Rocky no sexto filme da série






- Fotos de Tony Burton na série Rocky Balboa














Fotos: Divulgação