quarta-feira, 20 de abril de 2016

OLIMPÍADAS RIO 2016: Grécia se prepara para acender a tocha olímpica

Grécia se prepara para acender a tocha olímpica


Está certo que a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro será apenas em 05 de agosto no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. Mas nesta quinta-feira, 21 de abril (feriado de Tiradentes em território brasileiro), começaremos a viver o clima olímpico, pois está marcado para ao meio-dia (horário da Grécia), 6 horas da manhã (horário de Brasília), o acendimento da tocha olímpica dos Jogos do Rio, em Olímpia, cidade grega. 


E os gregos usaram esta quarta-feira para realizar o ensaio de acendimento com atrizes interpretando sacerdotisas da Antiguidade. No ato ensaiaram as coreografias que serão apresentadas ao mundo através da televisão, além claro, do acendimento da tocha através do calor de um raio de sol refletido em um espelho parabólico. 



Após o ato, o primeiro atleta a começar com o tão esperado revezamento, será o ginasta grego Eleftherios Petrounias, rival de Arthur Zanetti nas argolas. No Brasil, o primeiro a receber o objeto será o ex-jogador de vôlei, Giovane. 

A presidente Dilma não poderá estar presente no evento já que está em Nova York e no mesmo horário terá dois compromissos da ONU (uma sessão especial da assembleia-geral sobre drogas e a assinatura do acordo de Paris sobre mudanças climática). 

A tocha olímpica passará primeiro por várias cidades gregas, chegando a capital Atenas na próxima quarta-feira, dia 27/04. De Atenas segue ao Brasil, onde chegará no dia 03/05 em Brasília, daí então começa a percorrer o país até chegar ao Maracanã em 05/08. 

Fonte: UOL - Olimpíadas 2016