sexta-feira, 24 de junho de 2016

RIO 2016: Apresentação da Vila dos Atletas marca o Dia Olímpico

Apresentação da Vila dos Atletas marca o Dia Olímpico
Vila Olímpica é um complexo de 7 condomínios, com 31 prédios e 3.604 apartamentos 

O Dia Olímpico, celebrado nesta quinta-feira (23), marca também a apresentação da Vila Olímpica, que durante os Jogos Rio 2016 hospeda mais de 20 mil pessoas, entre atletas e oficiais de equipe. A data, 23 de junho, remete à criação do Comitê Olímpico Internacional (COI), que no seu aniversário promove campanhas em todo o mundo para incentivar a prática esportiva.

Símbolo do esporte e dos Jogos Olímpicos, a Vila abre no dia 24 de julho, quando os primeiros competidores começam a chegar. Trata-se de um complexo de 7 condomínios com 31 prédios de até 17 andares, totalizando 3.604 apartamentos. As acomodações recebem mais de 17 mil pessoas no pico dos Jogos Olímpicos, além de outras 6 mil nos Jogos Paralímpicos.



O objetivo da Vila Olímpica é prover acomodação, atividades de recreação e todos os serviços necessários para que os atletas se concentrem nas competições sem precisar sair do complexo. Lá estão disponíveis serviços como banco, lavanderia, floricultura, lojas de conveniência, central telefônica, correios e bilheteria.


O estacionamento funciona como uma rodoviária para até 300 ônibus, enquanto o restaurante abre 24 horas e serve mais de 60 mil refeições por dia. Na Vila Olímpica ainda existem sala de recreação, salão de beleza, centro inter-religioso e uma academia de última geração com 1,8 mil metros quadrados.

As obras estão quase concluídas. Nos próximos dias, uma cerca dupla será instalada no entorno do espaço, e um treinamento com os voluntários está marcado para a próxima semana. "Ter um time bem preparado em ação é algo fundamental para o sucesso da Vila", afirmou Mário Cilenti, diretor da Vila. "Muitos consideram a nossa Vila a melhor de todos os Jogos", disse Carlos Nuzman, presidente do Comitê Rio 2016.

Um dos quartos que recebem atletas na Vila Olímpica 

Janeth Arcain, a atleta mais vitoriosa da história do basquetebol nacional, foi nomeada prefeita da Vila Olímpica. "Para mim, assumir esse cargo é como ganhar uma medalha", afirmou a esportista, que elogiou bastante a Vila. "Já fiquei em vilas em que não havia nem TV nos quartos. Aqui no Rio os atletas não vão passar por isso".

O histórico não deixa dúvida de que Janteh é uma escolha acertada. Campeã mundial com a seleção feminina em 1994, tem também duas medalhas Olímpicas: prata em Atlanta 1996 e bronze em Sydney 2000. É a maior pontuadora da modalidade na história dos Jogos e tetracampeã da WNBA, a liga profissional da modalidade nos Estados Unidos. Esse feito jamais foi igualado por outra atleta estrangeira. Em 2015, passou a integrar o Hall da Fama do basquetebol.

Ainda nos tempos de jogadora, Janeth fundou no Estado de São Paulo o Instituto Janeth Arcain, que desde 5 de fevereiro de 2002 atende anualmente 700 crianças. O programa é totalmente gratuito e visa a democratizar o acesso ao esporte de qualidade.

Janeth Arcain: duas medalhas Olímpicas e um título mundial 

Fotos: Rio 2016 e Divulgação