quarta-feira, 27 de julho de 2016

CRIME: Padre é feito refém e morto na região da Normandia, na França

Padre é feito refém e morto na região da Normandia, na França


O padre Jacques Hamel de 84 anos, duas freiras e dois fiéis foram feitos reféns por dois homens armados em uma igreja da cidade de Saint-Etienne-du-Rouvray, na região da Normandia, na França na manhã desta terça-feira, 26. O pároco acabou morto, já os outros reféns tiveram ferimentos - um deles em estado grave. 

O Estado Islâmico reivindicou a autoria do atentado. A polícia francesa matou os dois terroristas. O presidente francês François Hollande qualificou o atentado como"ignóbil". 

Segundo o jornal fracês "Le Figaro" os dois homens entraram armados na igreja durante a missa matinal e pelo menos um deles usava barba e um gorro de lã muito utilizado por muçulmanos. O local foi cercado por agentes do corpo de elite da Brigada de Investigação e Intervenção da polícia local e terminou após 40 minutos com a morte dos atiradores. 


O Vaticano condenou o episódio que se torna "ainda mais odioso" por ter ocorrido em local sagrado. O primeiro-ministro francês Manuel Valls escreveu em seu Twitter: "Toda a França e todos os católicos estão feridos. Permaneceremos juntos"

Nos últimos 18 meses a França sofreu 3 grandes ataques terroristas: 17 pessoas foram mortas na redação do jornal Charlie Hebdo em janeiro de 2015, em novembro do mesmo ano 130 pessoas foram mortas em ataques no Bataclan e outras localidades de Paris e mais recentemente a cidade de Nice também foi alvo dos terroristas. 

O estado de emergência que já estava em vigor no país desde os ataques em novembro foi estendido por 6 meses pelas autoridades. Por volta de 700 escolas e sinagogas judaicas, além de 1 mil 2,5 mil mesquitas estão protegidas por militares, porém parece ser difícil aplicar as mesmas medidas de segurança nas 4,5 mil igrejas católicas francesas. 

Fonte: G1 - Mundo
Fotos: Charly Triballeau/AFP