sexta-feira, 22 de julho de 2016

EVENTOS: Food Trucks promovem festival gastronômico em Poços de Caldas

Food Trucks promovem festival gastronômico em Poços de Caldas
Pelo segundo ano consecutivo na cidade, iniciativa une sabores do mundo à boa música

De 22 a 24 de julho, os amantes da culinária têm um motivo a mais para prestigiar a agenda cultural de Poços de Caldas. Pelo segundo ano consecutivo na cidade, os Food Trucks incrementam a agenda do 9ª Poços de Caldasl Blues & Jazz Festival, que acontece na Estação Fepasa. São 15 trailers que propõem uma maratona gastronômica, trazendo pratos típicos de todo o mundo. O projeto já viajou por 20 cidades do Brasil e pretende repetir, em Poços, o sucesso de 2015.

De acordo Thiago Barreto – responsável pela ideia de circulação dos Food Trucks no interior do país – o objetivo é, além de oferecer uma alternativa culinária de alto nível e preço acessível, fomentar a economia das cidades por onde a iniciativa passar.

“Temos como proposta prestigiar o comércio local, optando sempre por fornecedores das cidades por onde passamos. Dos ingredientes básicos para a composição dos pratos até mesmo o material elétrico que utilizamos na montagem de nossa estrutura, as compras são feitas em Poços, prestigiando a economia local”, disse.

Para o público atento às novidades, a oportunidade é de experimentar sabores diversos.

“Dos crepes franceses e apimentados pratos mexicanos aos hambúrgueres no melhor estilo norte-americano, além de comida brasileira de alta qualidade, o que não irá faltar é diversidade entre os trailers. Muitos investem, inclusive, em pratos de nomes bem-humorados. O "Truck da Roça" traz, por exemplo, o ‘frangolone’, uma bela mistura de frango com provolone e a "batata da vó"; que promete aquele sabor caseiro que as pessoas adoram. Entre as sobremesas, brigadeiros gourmet, cupcakes e milkshakes diferentes, como os de churros, estão entre os mais procurados”, contou Barreto.

Para quem não descuida da dieta o evento preparou um cardápio especial, com um trailer de comida natural que traz pratos especialmente elaborados para uma refeição saborosa e equilibrada. No quesito bebida, as cervejas artesanais são a grande atração, com destaque para a consagrada cervejaria Baden, de Campos do Jordão, que traz cervejas premiadas para cidade. 

O visual dos trailers, adaptados para funcionarem como lanchonetes e restaurantes, são uma atração à parte.

FOOD TRUCKS 

Traduzido do inglês os "caminhões de comida" ou carros de comida representam uma atividade que cresce e oferece uma alternativa de renda a milhares de brasileiros. De acordo com o Sebrae, os trabalhadores desse ramo já representam aproximadamente 2% da população.

Embora seja atividade antiga, os modelos de venda de comida de rua começaram a inovar a partir da primeira década do século 21, com a modalidade de comércio em Food Truck. No Brasil, com a globalização e a facilidade de viagens, muitos empresários viram a possibilidade de empreender e expandir seus negócios ou abrir um primeiro restaurante num modelo diferente, com contato direto com o público, de baixo custo, sem a necessidade de adquirir ponto comercial ou outros encargos.

Essa tendência virou moda e incentivou o empreendedorismo, pois muitos consumidores passaram a buscar os caminhões como forma de acesso a alimentos mais sofisticados e a preços acessíveis.

Com a ideia de expandir para o interior a iniciativa que é sucesso em grandes metrópoles do mundo, Thiago Barreto tem viajado cidades de todo o país, primando pela qualidade do produto final aos clientes e o fomento à economia local das cidades por onde a circulação passa.

Em Poços, os Food Trucks marcaram presença no ano passado com grande adesão de público. Este ano, a expectativa é que o mesmo ocorra.

SERVIÇO

POÇOS DE CALDAS FOOD TRUCK

Sábado: Das 13 às 23h.

Domingo: Das 12 às 22h

Os pratos têm preços que variam de R$ 10 a R$ 25 reais.

Ocorrendo em parceria com o 9ª Poços Festival Blues & Jazz, pede-se a doação de um quilo de alimento não perecível ou de um agasalho para a entrada.

Foto: Divulgação