terça-feira, 23 de agosto de 2016

LUTO: Goulart de Andrade morre aos 83 anos

Goulart de Andrade, criador do bordão "Vem Comigo" morre aos 83 anos em São Paulo

O apresentador e jornalista oulart de Andrade morreu aos 83 anos nesta terça-feira (23), no Hospital Sancta Maggiore, em São Paulo. Goulart estava internado havia cerca de duas semanas, mas seu estado de saúde se agravou em decorrência de problemas no sistema cardiorrespiratório e ele não resistiu. Deixa a mulher, Margareth Bianchini, com quem esteve casado por 13 anos. Ele tinha três filhos, três netos e uma bisneta.

A pedido de Goulart, seu corpo será cremado. O velório será na Assembleia Legislativa de São Paulo, a partir das 14h30, no Espaço Cultural V Centenário. 

Luiz Felipe Goulart de Andrade, nascido no Rio de Janeiro em 6 de abril de 1933, foi jornalista, publicitário, radialista, ator, diretor, diretor de Cinema e TV e empresário do setor de comunicação. Na TV Globo, estreou em março de 1978 o programa "Comando da Madrugada".

A partir de 1983, o Comando da Madrugada deixou de fazer parte da programação da Rede Globo e passou a ser exibido – sempre com o mesmo formato e, às vezes, com nomes diferentes – em várias outras emissoras. Também atuou no "Fantástico", de 1973 a 1976, e no "São Paulo Especial".


Atualmente, comandava o programa “Vem Comigo”, exibido aos domingos, às 23h, aqui na TV Gazeta, onde os alunos da Faculdade Cásper Líbero tinham uma aula prática de jornalismo pautada pela história do mais antigo repórter da TV brasileira.


Goulart de Andrade nos estúdios do SBT - 21/04/1993

Relembre a carreira 

Goulart tinha 83 anos de vida e 61 de carreira. O jornalista impressionou gerações com o programa Comando da Madrugada e entrevistou personalidades de peso como Jânio Quadros, Chico Buarque, Washington Olivetto, e Mário Covas.

Goulart de Andrade entrevistando pessoas no Viaduto do Chá, em São Paulo (SP) - 1975 

Seu jeito de narrar as reportagens, usando bastante do plano sequência (quando não há cortes), também inovou o jeito de fazer jornalismo televisivo. 

Goulart de Andrade no "Programa Goulart de Andrade", da Rede Bandeirantes - 24/06/2004 

Goulart participou do icônico programa Perdidos na Noite, com Faustão, na década de 80, e produziu, dirigiu e apresentou o Repórter Record, na década de 90.

Goulart de Andrade é entrevistado no programa 'Provocações', da TV Cultura - 18/06/2013 

O jornalista também participou de peças de teatro como Fernando Pessoa e Hair, de novelas como Na Idade do Lobo, da TV Tupi, e Os Deuses Estão Mortos, da Record.

Ele também esteve em filmes como A Marcha e Próxima Vítima.

No início dos anos 2000, estrelou o programa de reportagens Vem Comigo. 

Atualmente, Goulart era contratado da TV Gazeta como apresentador de uma nova versão do programa Vem Comigo, que agora mostra alunos da Fundação Cásper Líbero transformando reportagens do acervo de Goulart com uma roupagem mais atual.

Relembre carreira de Goulart de Andrade:
https://www.facebook.com/portalwcbnews/photos/?tab=album&album_id=1176326772425899

Fonte: G1 e  R7
Fotos: Divulgação, Sérgio Sade/Dedoc e Carol do Valle/Dedoc