segunda-feira, 22 de agosto de 2016

RIO 2016: Tóquio 2020 leva Mario Bros. à cerimônia de encerramento

Tóquio 2020 leva Mario Bros. à cerimônia de encerramento
Banderias do Japão e do Brasil marcam a transição dos Jogos Rio 2016 para Tóquio 2020

O Comitê Organizador dos Jogos Tóquio 2020 trouxe 50 artistas e dançarinos japoneses para sua apresentação durante a cerimônia de encerramento dos Jogos Rio 2016. Vinte deles entraram no estádio do Maracanã deslizando em hoverboards e em fantasias super futuristas, enquanto o hino do Japão tocava e a bandeira do país se formava no meio do campo.

Para expressar o agradecimento pelo apoio que recebeu após a tragédia de 2011, quando terremotos deixaram mais de 15 mil mortos no Japão, um grande “arigato” (obrigado em japonês) foi formado durante uma coreografia de crianças japonesas, exibida nos telões.

Os organizadores explicaram que o agradecimento foi também pela oportunidade de sediar os Jogos Olímpicos pela segunda vez e pelos maravilhosos Jogos Olímpicos Rio 2016. As palavras foram soletradas por estudantes de escolas de Tóquio e de três cidades atingidas pelos desastres (Iwate, Miyagi e Fukushima).

"Obrigado' do Japão aos brasileiros 

A grande surpresa da apresentação japonesa foi a chegada do primeiro-mistro do país, Shinzo Abe. Para não perder a hora, ele contou com uma ajudinha do personagem de videogames Mario Bros. Após uma projeção que passou por pontos turísticos de Tóquio, ele surgiu de um cano verde no meio do campo, usando o chapéu do astro do famoso jogo.

O símbolo de Tóquio 2020 foi apresentado e estampado no meio do palco. Ele foi inspirado no padrão tradicional de xadrez japonês chamado “ichimatsu” e tem como conceito a diversidade e a harmonia. Uma coreografia com 45 peças luminosas tomou conta do estádio, com dançarinos japoneses.

Primeiro-ministro do Japão surge no gramado com o chapéu do Mario 

Ao final, as peças formaram uma imagem urbana da capital japonesa, com o Monte Fuji, o prédio do governo municipal, a ponte do Arco Íris e outros marcos. Uma grande escultura saiu do cano verde representando o Skytree, uma das torres mais emblemáticas de Tóquio

Fotos: Getty Images/David Ramos, Getty Images/Bryn Lennon e Getty Images/Cameron Spencer