sexta-feira, 12 de agosto de 2016

RIO 2016: Boulevard Olímpico: arte para os olhos e descanso para o bolso

Boulevard Olímpico: arte para os olhos e descanso para o bolso
Obra de Rita Wainer 

O francês JR e os brasileiros Vik Muniz e Rita Wainer são alguns dos artistas renomados que deixaram suas marcas nesta semana no Boulevard Olímpico, um espaço público recém-inaugurado no Centro do Rio de Janeiro. As obras de artes se destacam entre as muitas atividades gratuitas ligadas aos Jogos Rio 2016 no Boulevard, que se estende por 3,5 km da Praça XV ao Armazém 8.

Além da pira Olímpica e do grafiteiro Eduardo Kobra, que pintou um mural com 190 metros de comprimento, outras atrações populares são uma instalação coletiva do francês JR e uma obra do artista plástico Vik Muniz, um dos diretores criativos da cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos Rio 2016.

"Gosto de misturar algo material com algo imagético. Quando abarroto uma coisa, ela deixa de ser aquilo que tem que ser, parece que estou subvertendo a utilidade dela", disse Vik, que cobriu a fachada de um prédio, num trabalho que chamou de "Uniforme Amarrotado".

Já JR trouxe seu projeto Inside Out, no qual o público é convidado a tirar retratos numa cabine, imprimir seus rostos em grandes lambe-lambes e aplicá-los na fachada de um prédio ou no chão do Boulevard, perto do Armazém 3. A instalação acontece até domingo (14), e as filas para tirar foto são longas.

A artista Rita Wainer pintou numa grande fachada o rosto de uma garota de longos cabelos, com a frase "Saudade é Amor, te sigo esperando". "Como o mural é de frente para o mar, é como se ela estivesse esperando o marinheiro chegar. É como uma conversa deles", disse Rita.

Todo dia às 18h30, uma projeção de Paulinho Sacramento, criador do festival de Vídeo Mapping do Rio, toma conta do edifício A Noite, na Praça Mauá, com imagens lúdicas que usam tecnologia 3D para criar ilusões de ótica.

Outros três artistas estão finalizando suas obras no local: Camiz Camila, Wark Rocinha e Guilherme Kid.

Fonte: Rio 2016
Foto: Rio 2016/Julio Stotz