sábado, 10 de setembro de 2016

JOGOS PARALÍMPICOS RIO 2016: Daniel Martins ganha ouro e quebra recorde mundial nos 400m da classe T20

Daniel Martins ganha ouro e quebra recorde mundial nos 400m da classe T20
Daniel Martins cruza a linha de chegada no Estádio Olímpico 

Em apenas três anos praticando o atletismo, o paulista Daniel Martins já tinha o título mundial dos 400m da classe T20 em seu currículo. Mas, nesta sexta (9), o dia mais nobre do esporte nos Jogos Rio 2016, o jovem de 20 anos foi além: com uma prova perfeita, Daniel conquistou o ouro e quebrou o recorde mundial da distância no Estádio Olímpico.


Daniel Martins com a medalha e o mascote Tom: prova impecável 

"Foi muito legal, não dá para explicar essa sensação. Ainda não estou acreditando no que aconteceu. Meu técnico me ajudou muito, falou para eu ficar calmo e botar a cabeça no lugar. Agora é voltar aqui ao longo da semana para torcer pelos meus amigos. Ainda tem mais ouro para vir por aí. Se Deus quiser, a gente vai ouvir o hino todos os dias", comemorou o brasileiro.

Daniel sobrou na prova e completou a distância em 47s22, baixando o recorde mundial anterior, que era dele próprio, de 47s78. A medalha de prata foi para o venezuelano Luis Arturo Paiva, que correu em 47s83, e o bronze ficou com Gracelino Barbosa, de Cabo Verde, com o tempo de 48s55.

Na reta final, o brasileiro correu com o apoio dos torcedores, que fizeram muito barulho para incentivá-lo. Após a vitória, Daniel pegou uma bandeira brasileira e comemorou com uma volta olímpica, brindando o público. Foi a terceira medalha conquista pelo atletismo brasileiro nos Jogos. Na quinta (8),Ricardo Costa ganhou o ouro no salto em distância da classe T11 e Odair Santos ficou com a prata nos 5.000m da mesma classe.

Foto: MPIX/CPB/Daniel Zappe e Rio 2016/Paulo Múmia