quinta-feira, 8 de junho de 2023

Alunos da Rede Municipal de Ensino de São Carlos assistiram espetáculo circense

Alunos da Rede Municipal de Ensino de São Carlos assistiram espetáculo circense

Cerca de 1200 alunos da Rede Municipal de Ensino, da ONG Nave Sal da Terra e do Projeto Proara tiveram a oportunidade de vivenciar de perto um espetáculo do mundo mágico do circo no “Las Vegas Circus – The Fabulous, instalado na avenida Getúlio Vargas em São Carlos.

A iniciativa de promover o passeio dos alunos de vários bairros da cidade ao circo, através do ingresso solidário, foi coordenada pelas secretarias de Educação e de Infância e Juventude. Os alunos foram transportados por ônibus e acompanhados por monitores.

O objetivo foi trabalhar como princípio a arte e a educação dos alunos, através de experiências fora da sala de aula que despertam a criatividade, estimulam a busca pelo conhecimento de outros espaços e trazem entretenimento.

Juliana Tessarin, chefe de seção de projetos especiais da Secretaria de Educação, ressaltou que as atividades são realizadas em parceria com várias instituições. “O circo é uma modalidade que encanta pelas suas cores, mágica e pela música. Conseguimos a seção solidária que trouxe 750 alunos da rede municipal de ensino na faixa etária de 4 a 5 anos, além dos alunos de duas ONG’s que em sua maioria conheceram um espetáculo circense pela primeira vez”.

Gustavo Nunes proprietário do circo agradeceu as autoridades do município ao definir a cidade como acolhedora. “Oferecer esse espetáculo para esses alunos é gratificante. Amamos levar a alegria do circo para o público, e com isso possibilitamos a inclusão, porque na verdade o circo é a mãe de todas as artes, afinal tudo começou nos picadeiros e será uma linda história para essas crianças contarem para os amigos”, destacou.

“Ver as crianças felizes com o espetáculo é motivo de alegria para nós que conseguimos proporcionar uma tarde maravilhosa para os alunos que nunca tiveram essa oportunidade. Agradeço todos por essa iniciativa”, enfatizou o vereador Dé Alvim.

Lúcia Nordi, presidente da ONG Nave Sal da Terra, lembrou que são poucas as oportunidades dessas crianças conviverem com outras culturas e pessoas, sendo de fundamental importância a integração social e formação como cidadão. Eles ficaram maravilhados e a cultura do circo ficará na memória delas para sempre”, finalizou.

O secretário municipal de Governo, Netto Donato, também acompanhou a visita dos alunos ao circo. “Essa é mais uma ação que complementa o que a Secretaria de Educação já vem trabalhando por meio do Programa “São Carlos de Braços Abertos”, que oferece atividades práticas em diversos locais com representação multidisciplinar para o aprendizado dos alunos. Além de visitas em prédios com significado histórico, hoje ofereceu uma tarde de lazer com aprendizado de novas culturas”, ressaltou Netto.

A secretária de Infância e Juventude, Ana Paula Vaz, também acompanhou o espetáculo junto com as crianças das ONG’s assistidas pela sua pasta.

Foto: Divulgação Prefeitura de São Carlos