quinta-feira, 14 de setembro de 2023

Secretaria de Saúde de São Carlos realiza campanha contra a tuberculose denominada “Fique Atento”

Secretaria de Saúde de São Carlos realiza campanha contra a tuberculose denominada “Fique Atento”

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Atendimento de Infecções Crônicas (CAIC), realiza no próximo sábado (16/09), das 9h às 13h, na Praça do Mercado Municipal, uma campanha contra a tuberculose denominada “Fique Atento”.

Durante a atividade os profissionais de saúde vão orientar a população sobre a doença, bem como, se necessário, farão solicitação de exame de escarro, além de aferição de pressão arterial e teste de glicemia.

O objetivo é chamar a atenção sobre a tuberculose, uma doença bacteriana infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões e pode ser grave porque as bactérias são espalhadas pelo ar quando uma pessoa infectada tosse ou espirra e também despertar a atenção para a importância do diagnóstico precoce da infecção.

Entre os principais sintomas da doença estão a tosse por mais de duas semanas, cansaço, febre, perda de apetite e suor excessivo à noite.

Daniela Falcão, enfermeira do CAIC e responsável pelo Programa de Tuberculose, informou que em São Carlos atualmente 42 pacientes estão em tratamento com tuberculose ativa (quando a doença está ativamente produzindo sintomas e pode ser transmitida para outras pessoas) e 42 com tuberculose latente (quando a pessoa está infectada com o Mycobacterium tuberculosis, mas as bactérias não estão produzindo sintomas), mas também recebem tratamento.

“Se a pessoa estiver com tosse há mais de duas semanas deve fazer o teste de escarro para diagnóstico de tuberculose, em qualquer Unidade Básica de Saúde ou Unidade de Saúde da Família. Se tiver a doença, o paciente é encaminhado para tratamento no CAIC”, orienta a enfermeira.

Segundo o CAIC São Carlos registrou 458 notificações de casos de tuberculose de 2013 a 2022, sendo 328 homens e 130 mulheres. Nos últimos anos foram 51 notificações de tuberculose em 2022, 30 em 2021 e 32 em 2020.

A tuberculose tem cura e o tratamento é oferecido de forma gratuita pelo SUS. Apesar da melhora dos sintomas logo nas primeiras semanas, é primordial seguir corretamente as orientações do médico durante a terapia completa, que dura no mínimo seis meses.

O CAIC está localizado na avenida São Carlos, nº 3392, esquina com a Rua José de Alencar, no Tijuco Preto. O horário de atendimento é das 7h às 16h de segunda a sexta-feira. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (16) 3419-8240 ou 3419-8250.