quinta-feira, 19 de outubro de 2023

Aulas do Programa de Formação e Bem-Estar dos Servidores da Educação começam em novembro na Fesc São Carlos

Aulas do Programa de Formação e Bem-Estar dos Servidores da Educação começam em novembro na Fesc São Carlos

A Secretaria Municipal de Educação (SME), via Centro de Formação dos Profissionais da Educação (CeFPE) e a Fundação Educacional São Carlos (FESC), por meio da Escola Municipal de Governo, apresentaram na manhã desta quarta-feira (18/10), no campus da FESC na Vila Nery, para gestores, autoridades e servidores da Rede Municipal de Ensino, o Programa de Formação e Bem-Estar dos Servidores da Educação.

Formalizado através de um convênio no valor de R$ 778 mil, o programa tem por objetivo proporcionar capacitação e desenvolvimento profissional para cerca de 1.500 servidores da área educacional, além de promover o bem-estar físico e mental. Serão capacitados professores, merendeiras e agentes educacionais que poderão participar de capacitações, atividades físicas, além da formação diversificada para as escolas de tempo integral que contemplam programas especiais e o inédito projeto de hortas automatizadas.

As formações abrangem diversas áreas para a atuação dos profissionais da educação, como o Transtorno do Espectro Autista, Educação Étnico Racial, Libras, Contação de Histórias, Manipulação de Alimentos, Educação Financeira, Inclusão Digital, Educação Ambiental, Comunicação não Violenta, entre outras.

Já os cursos de bem-estar visam promover a saúde e o equilíbrio dos servidores, oferecendo atividades como yoga, hidroginástica, corrida e caminhada, meditação, pilates e alongamento.

A grade horária foi elaborada de forma a atender às necessidades dos servidores, com aulas noturnas e aos sábados, para que todos possam participar e o programa contemplará, ainda, projetos especiais, como hortas automatizadas e aulas de ballet, futebol, jiu-jítsu, dança e inclusão digital.

Inicialmente as aulas serão oferecidas em algumas escolas municipais, mas a intenção é expandir gradualmente para todas as escolas, com a implementação de laboratórios de informática.

De acordo com o presidente da FESC, Eduardo Cotrim, o Programa Educacional da Escola Municipal de Governo, terá práticas que contribuem para o cuidado integral e qualidade de vida dos servidores, reconhecendo a importância do equilíbrio entre corpo e mente para o melhor desempenho profissional. “Vamos trazer, além das questões motivacionais, aprimoramento físico. Serão realizadas palestras, workshops, grupos de estudos fundamentais para aprimorar o conhecimento e as habilidades desses profissionais, refletindo diretamente na qualidade da educação por eles oferecida as novas gerações”, frisou Cotrim.

Roselei Françoso, secretário municipal de Educação, explica que o papel principal é retomar as atividades da Escola Municipal de Governo da FESC que tem como princípio garantir a formação continuada e bem-estar dos colaboradores e servidores. “Além da formação nós também teremos uma visão atenta a saúde do trabalhador com atividades físicas na piscina, projeto de horticultura orgânica nas escolas, enfim um projeto guarda-chuva, que visa qualificar os profissionais e cuidar da saúde por termos uma rede que precisa de atenção especial diante dos reflexos trazidos pela pandemia da COVID-19. Têm muitos servidores ainda com dificuldade de voltar, com depressão, então esse trabalho com atenção à saúde física e mental será de fundamental importância para a qualidade de vida dessas pessoas”, destacou o secretário de Educação.

Representando o prefeito Airton Garcia, o secretário municipal de Comunicação, Leandro Severo, ressaltou que a formalização do convênio é mais um passo que a Prefeitura dá no sentido de proporcionar aos servidores da Rede Municipal de Ensino, além de capacitação, atenção especializada a saúde. “Passamos por um período difícil na pandemia, mas agora também vamos superar trabalhando e oferecendo aos servidores melhoria da qualidade de vida”, finalizou.

As aulas terão início no dia 1º de novembro. As inscrições podem ser feitas via internet através do link http://fesc.navka.com/emg/login.aspx.

Também participaram da solenidade o vice-prefeito Edson Ferraz, Paula Knoff, secretária adjunta de Educação, Paula Corsso, diretora financeira da SME, Ozana Alice Barbosa, diretora do CeFPE, entre outras autoridades, professores e servidores da SME e da FESC.

Os cursos de bem-estar serão realizados nas unidades 1 e 2 da FESC. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (16) 3362-0580 (FESC) e 3373-3222 (SME).