terça-feira, 31 de outubro de 2023

PAN SANTIAGO 2023: Guilherme Toldo leva o bronze no florete da esgrima

 Guilherme Toldo leva o bronze no florete da esgrima nos Jogos Pan-americanos Santiago 2023

O Brasil conquistou mais uma medalha na esgrima dos Jogos Pan-americanos Santiago 2023. Desta vez foi Guilherme Toldo, no florete, que garantiu o bronze nesta terça-feira, 31. Esta foi a quinta medalha de Toldo em Jogos Pan-americanos, uma vez que ele já havia sido prata em Toronto 2015 e Lima 2019, ambas por equipes, e bronze em Guadalajara 2011, no individual e por equipes.

Guilherme começou as disputas do florete de forma impecável. Foram cinco vitórias na fase de grupos e classificação mais que certa para as oitavas de final, quando enfrentou o também brasileiro Henrique Marques e o venceu por 15/12. Nas quartas, um duelo difícil contra o mexicano Diego Lopez: Toldo chegou a estar com três toques de desvantagem, mas virou o jogo e fechou o confronto em 15/11.

Na semifinal, Toldo teve um forte adversário. O americano Miles Watson, que, assim, como o brasileiro, veio invicto da fase de grupos. O duelo começou equilibrado, mas, no segundo tempo, o americano explorou a sua envergadura (mais alto que o brasileiro) para ser mais efetivo no ataque. Final 15/9 para Watson e medalha de bronze garantida para Guilherme Toldo.


“Fiz uma boa competição, jogando bem, bons confrontos. Na semifinal eu sabia que poderia vencer o americano, estava bem. Fica aquele gostinho de que poderia ir mais longe, mas, de qualquer forma é uma medalha em Jogos Pan-americanos, é importante para o Brasil. Eu fico contente em fazer parte disso, em ver meu nome compondo o nosso quadro de medalhas. Eu vim de uma lesão forte, então fico contente de ter superado e conquistado esse bronze. Agora é seguir o trabalho, continuar pontuando no ranking para conquistar a vaga olímpica”, ressaltou Toldo.

Brasileiras param nas oitavas do sabre

Na disputa do sabre feminino, duas brasileiras entraram em ação, Pietra Chierighini e Karina Avila. As duas acabaram perdendo nas oitavas de final: enquanto Pietra parou na cubana Leidis Veranes (15/10), Karina acabou superada pela mexicana Julieta Toledo (15/5).

Foto: Marina Ziehe/COB