sábado, 21 de outubro de 2023

Seleção feminina começa bem e vence Cuba na estreia nos Jogos Pan-Americanos

 Seleção feminina começa bem e vence Cuba na estreia nos Jogos Pan-Americanos

A seleção feminina começou os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 a toda velocidade. Na manhã deste sábado (21.10), o time comandado pelo técnico Paulo Coco estreou na competição no Chile com uma vitória por 3 sets a 0 (25/14, 25/16 e 25/14) sobre Cuba na Arena do Parque O’Higgins.

A maior pontuadora da partida foi a oposta Sabrina, com 14 pontos. A ponteira Maiara Basso e a central Lorena marcaram 10 pontos cada. O Brasil volta a jogar neste domingo, às 13h30, quando enfrenta a Argentina.

A equipe verde-amarela começou a partida com Naiane, Sabrina, Maiara Basso, Helena, Lorena, Larissa e a líbero Lais. Entraram Tainara, Carol Leite, Aline, Talia e Luzia.

Paulo Coco, técnico da seleção feminina no Pan: “Uma vitória importante para o time, que é jovem. A expectativa de jogar uma competição pela seleção adulta, em um Pan, sempre cria alguma ansiedade. Mas a gente fez uma preparação muito boa, elas estão muito dispostas, comprometidas e com uma vontade muito grande. Foi importante o time ter apresentado o que treinou. A vitória foi contundente e conseguimos impor nosso ritmo de jogo porque fizemos bons treinamentos. O placar também propiciou que todas jogadoras participassem da partida e quebrassem esse gelo da estreia. Mas ainda tem muita competição pela frente, e a Argentina é o nosso foco agora”.

Naiane, levantadora e capitã do time: “Foi ótimo. Acho que para estreia a gente conseguiu colocar em prática tudo que a gente tinha estudado e se proposto a fazer. Nossa regularidade no saque foi muito importante. Apesar de estreia sempre dar um frio na barriga, a gente jogou muito solta”.

Sabrina, oposta da seleção feminina e maior pontuadora da partida, com 14 pontos (11 de ataque, dois de saque e um de bloqueio): “Foi emocionante desde o hino nacional. Depois, consegui me acalmar e mostrar meu jogo. Estreia é sempre estreia, né? Mas a gente conseguiu controlar o jogo, e o saque foi uma arma importante hoje. Agora é se concentrar para o próximo jogo, que já é amanhã”.

Helena, ponteira da seleção feminina: “Minha estreia no time adulto, eu estava um pouco nervosa no começo, mas o time é muito unido e elas me ajudaram muito com isso. É muito gratificante porque mostra que estou indo pelo caminho certo. A gente está muito feliz com a estreia, a equipe jogou muito bem, e agora é focar nos próximos jogos”.

Larissa, central da seleção feminina: “Na estreia todo mundo tem um pouco de ansiedade, mas a gente conseguiu controlar isso muito bem e transformar em vontade. É uma sensação indescritível defender a seleção, estou realizando um sonho aqui. Essa vitória foi muito importante, dá confiança para o time, e a gente espera fazer ainda mais nos próximos jogos”.

SELEÇÃO FEMININA – PRIMEIRA FASE

21/10 - Brasil 3 x 0 Cuba (25/14, 25/16 e 25/14)
22/10 - 13h30 – Brasil x Argentina
23/10 - 10h30 – Brasil x Porto Rico

Foto: Miriam Jeske/COB