domingo, 5 de novembro de 2023

PAN SANTIAGO 2023: Bárbara Hellen é ouro e karatê brasileiro fecha participação com seis medalhas

 Bárbara Hellen é ouro e karatê brasileiro fecha participação em Santiago 2023 com seis medalhas

No último dia dos Jogos Pan-americanos Santiago 2023 o Brasil subiu ao lugar mais alto do pódio no karatê. Neste domingo (5), Bárbara Hellen conquistou o ouro no kumitê, a modalidade de lutas, na categoria até 68 kg. Foi o primeiro e único ouro da delegação brasileira neste Pan, que fechou a participação com seis medalhas, sendo um ouro, uma prata e quatro bronzes.

A conquista de Bárbara Hellen veio recheada de combates difíceis e contra adversárias duras, inclusive uma campeã pan-americana da modalidade neste ano (americana Skylar Lingl, adversária da semifinal). Na disputa da final, Bárbara superou a colombiana Ann Mosquera por 4 a 2 para garantir a medalha de ouro ao Brasil.

“Estou muito feliz de ter conquistado essa medalha, faz muito tempo que trabalho para chegar nela. Estava muito focada para estes Jogos Pan-americanos. A trajetória foi muito dura para chegar aqui, peguei uma chave difícil. Quando é mais difícil o gostinho da vitória é melhor ainda”, celebrou Bárbara.

Mesmo diante de uma chave forte, a brasileira fez uma fase de grupos muito consistente e contabilizou quatro vitórias (uma delas por WO) para chegar às semifinais com o primeiro lugar do grupo B. Numa das lutas, inclusive, Bárbara foi perfeita: diante da mexicana Mariel Campos, aplicou um ritmo intenso e venceu por superioridade técnica ao conquistar uma diferença de oito pontos no placar, que terminou 10 a 0.

Na semifinal, Bárbara enfrentou a americana Skylar Lingl e novamente tomou as ações do combate. A brasileira encontrou uma adversária dura, mas soube controlar as iniciativas e venceu por 3 a 1, para garantir a vaga na grande final.

Na grande decisão, luta parelha de Bárbara com a colombiana Ann Mosquera. Logo de início, as duas atletas obtiveram pontuações ao mesmo tempo (2 x 2). Mas foi aí que a inteligência emocional da brasileira entrou em ação. Bárbara controlou a colombiana e aplicou dois “yuko” para ficar à frente do placar e administrar a vantagem (4 x 2). Ao fim da luta, festa e emoção de Bárbara com a comissão técnica e atletas do Time Brasil, todos celebrando a medalha de ouro no karatê nestes Jogos Pan-americanos.

Foto: Marina Ziehe/COB