quinta-feira, 2 de novembro de 2023

PAN SANTIAGO 2023: Giullia Penalber conquista ouro histórico para o Brasil no wrestling

 Giullia Penalber conquista ouro histórico para o Brasil no wrestling dos Jogos Pan-americanos Santiago 2023

Giullia Penalber comemora a medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos Santiago 2023

O Brasil conquistou a primeira medalha do wrestling nestes Jogos Pan-americanos Santiago 2023 nesta quinta-feira (2). E ela foi de ouro, com Giullia Penalber na categoria até 57 kg do estilo livre. Uma medalha histórica, já que foi o segundo ouro brasileiro na história da modalidade em Jogos Pan-americanos.

O ouro de Giullia veio numa decisão bem acirrada e emocionante diante da canadense Hanna Taylor. A brasileira venceu no detalhe, com o placar final de 7 a 6 após um eventual empate e vantagem da brasileira, que havia aplicado uma técnica de maior pontuação (4 pontos). Esta foi a segunda medalha em Jogos Pan-americanos de Giullia, que havia conquistado o bronze em Lima 2019.

“Foi uma honra conquistar essa medalha de ouro. Ainda está caindo a ficha de que conquistei esse ouro, o segundo do wrestling brasileiro em Pans, ainda mais porque o primeiro veio de uma amiga muito querida, a Joice, que é uma grande referência para mim dentro do wrestling. É um momento muito especial e espero que ajude a incentivar o nosso esporte, que tem muito potencial para o nosso país”, ressaltou Giullia, referindo-se ao primeiro ouro em Jogos Pan-americanos na modalidade, conquistado por Joice Silva, também na categoria até 57 kg, em Toronto 2015.

A trajetória de Giullia para a conquista do lugar mais alto do pódio veio com superação durante esta quinta (2). Nas quartas de final, ela precisou virar o placar diante da americana Xochitil Motta-Pettis. A brasileira perdia por 5 a 0, mas conseguiu aplicar uma técnica e conquistar o touch (encostamento), o golpe perfeito que encerra a luta, equivalente ao ippon no judô. Na semifinal, contra a cubana Angela Alvarez, novo touch de Giullia para avançar à decisão.

Giullia Penalber enfrentou a canadense Hanna Taylor na final do Wrestling categoria até 57 kg

E na final contra a canadense Hanna Taylor, Giullia enfrentou uma adversária conhecida, inclusive em Jogos Pan-americanos. A brasileira já havia vencido Taylor em Lima 2019 por 6 a 5 e esse placar parecia um prenúncio do que viria na decisão de Santiago 2023.

Giullia iniciou a luta conseguindo uma técnica de 2 pontos, mas logo teve o empate da canadense. No segundo round, a brasileira chegou a ficar atrás no placar (3 a 2) por pisar fora da zona permitida no tatame. Mas a brasileira não se abateu e na sequência aplicou uma técnica para derrubar a canadense e conseguir 4 pontos.

A luta seguiu no controle da brasileira segurando o ímpeto de Taylor, que só conseguia pontuar ao forçar Giullia a pisar fora do tatame. O tempo esgotou e o empate em 6 a 6 garantia a vitória da brasileira por ter aplicado uma técnica de maior pontuação. Mas Giullia ainda teve que segurar o grito de campeã para esperar a decisão da arbitragem após pedido de desafio da adversária. Nada feito e medalha de ouro garantida para Giullia, um resultado histórico para o wrestling brasileiro.

Fotos: Alexandre Loureiro/COB