sábado, 4 de novembro de 2023

PAN SANTIAGO 2023: Igor Queiroz é bronze, e Brasil bate recorde de medalhas no wrestling

 Igor Queiroz é bronze, e Brasil bate recorde de medalhas no wrestling em uma edição do Pan

O wrestling brasileiro celebrou sua melhor campanha na história dos Jogos Pan-americanos. Neste sábado, 04, Igor Queiroz conquistou o bronze na categoria até 97kg do estilo greco-romano em Santiago e, com isso, o país garantiu sua quarta medalha nesta edição, um recorde desde a primeira participação, nos Jogos de Buenos Aires 1951.

Além de Igor, os outros brasileiros que foram ao pódio na capital chilena foram Giullia Penalber, medalhista de ouro na categoria 57kg; Laís Nunes, medalhista de ouro na categoria 62kg; e Joilson Júnior medalhista de prata na categoria 77kg do estilo greco-romano.

Campeão dos Jogos Pan-Americanos sub-20 em 2021, Igor iniciou sua missão pela categoria sênior (adulta) contra o venezuelano Luillys Perez e foi superado por 8 a 5 em combate bastante acirrado. Perez alcançou a final da categoria e Igor seguiu para disputa da medalha de bronze. O brasileiro não deu chances para o argentino Ricardo Nahuel Gomez, venceu por 9 a 0 e conquistou a quarta medalha do Brasil no torneio, a segunda do estilo greco-romano.

Eduard vence a primeira e fica perto do pódio

Eduard Soghomonyan estreou com vitória por superioridade técnica (9 a 0) sobre o hondurenho Gino Dilbert e seguiu para semifinal conta o cubano Oscar Pino Hinds. Os dois travaram um combate acirrado na luta por pegadas, mas a arbitragem puniu o brasileiro com par terre, Eduard utilizou a perna para se defender, o que é proibido no estilo greco-romano, tomou uma falta e foi novamente para a posição de par terre. Oscar aproveitou fez 9 a 0 foi para final e Eduard seguiu para disputa da medalha de bronze contra o chileno Yasmani Acosta. Cubano naturalizado chileno, Yasmani levou o bronze ao superar o armênio naturalizado brasileiro por 9 a 0.

Calebe e Ronisson não avançam

Mais dois atletas representaram o Brasil no último dia do wrestling em Santiago: Calebe Correa 67kg e Ronisson Brandão 87kg. Calebe venceu o primeiro round contra o chileno Nestor Almanza por 3 a 0, mas o oponente conseguiu virar o placar e vencer por 5 a 3. O chileno foi superado pelo campeão mundial Luis Orta e Calebe não pôde voltar para repescagem. O mesmo aconteceu com Ronisson Brandão, superado por 9 a 0 pelo norte-americano Kyle Braunagel na estreia. Braunagel foi derrotado na luta seguinte pelo colombiano Carlos Jaramillo e Ronissão ficou fora da repescagem.

Fonte: CBW - Foto: Washington Alves/COB