sábado, 4 de novembro de 2023

PAN SANTIAGO 2023: Rugby do Brasil volta ao pódio

 Rugby do Brasil volta ao pódio dos Jogos Pan-americanos

A Colômbia estava entalada na garganta da seleção brasileira feminina de rugby de sete desde Lima 2019, quando o Brasil foi derrotado na disputa pela medalha de bronze. Não está mais. As Yaras venceram as adversárias sul-americanas por inquestionáveis 45 a 0 neste sábado, dia 4, em Santiago 2023, no Estádio de La Platina, em Santiago, voltando ao pódio dos Jogos Pan-americanos.

Esta é a segunda medalha das Yaras na história da competição, igualando o resultado de Toronto 2015.

“Com toda certeza a gente estava engasgado com aquela derrota em Lima. As colombianas são nossas grandes amigas, mas dentro de campo o que importa é tudo o que a gente treinou. No último Pan a gente teve alguns deslizes como grupo, mas aqui viemos muito unidas e muito preparadas. Agora é só acertar algumas coisinhas para poder brigar talvez com as melhores do mundo”, disse Rafaela Zanellato.

Ao se classificar em segundo lugar no Grupo B, com vitórias sobre México e Chile e derrota para o Canadá, a seleção feminina iniciou a jornada deste sábado sabendo que teria uma missão difícil contra os Estados Unidos na semifinal. Com a derrota por 36 a 0, a equipe foi para a disputa pelo 3º lugar e mostrou poder de recuperação para ficar com o bronze.

“Esse ano a gente veio pra buscar essa medalha com muita convicção, porque sabe que somos o melhor time da América do Sul. Agora é seguir trabalhando passo a passo pra chegar nos Jogos Olímpicos de Paris com um timaço”, afirmou Zanellato.

Já a equipe masculina terminou os Jogos Pan-americanos Santiago 2023 na sexta colocação, ao ser derrotada pelo Uruguai por 16 a 15, sofrendo um try no último minuto.

“Esse não era o nosso objetivo. O jogo estava nas nossas mãos. Com mais maturidade, que se conquista com o tempo, a gente vai conseguir resultados melhores”, disse Lorenzo Massari, capitão da seleção masculina.

Foto: Christian Dawes/COB