quarta-feira, 1 de novembro de 2023

PAN SANTIAGO 2023: Seleção masculina de vôlei vence Cuba no tie-break e garante vaga na semi

 Seleção masculina de vôlei vence Cuba no tie-break e garante vaga na semi do Pan de Santiago

A seleção masculina se garantiu diretamente na semifinal dos Jogos Pan-americanos Santiago 2023. Nesta quarta-feira, 1, o time brasileiro contou com mais uma atuação inspirada do oposto Darlan, maior pontuador da partida com 29 acertos, para vencer Cuba por 3 sets a 2, com parciais de 25/23, 25/16, 18/25, 25/27 e 18/16). O Brasil garantiu o primeiro lugar do Grupo A na primeira fase.

O time comandado pelo técnico Giuliano Ribas, o Juba, volta a jogar na sexta-feira, 3, e aguarda os confrontos das quartas de final, nesta quinta, para saber seu adversário na disputa por uma vaga na final.

A equipe verde-amarela começou a partida com Brasília, Darlan, Adriano, Honorato, Otávio, Judson e o líbero Maique. Entraram Thiaguinho, Felipe Roque, Lukas Bergmann e Maicon.

Giuliano Ribas, o Juba, técnico da seleção masculina no Pan, destacou a resiliência de seus comandados para alcançar a difícil vitória.

“A gente sabia que tinha que estar preparado para um jogo longo, porque contra Cuba eles têm essa virtude do saque e arriscariam o tempo todo, e quando entrasse a partida teria variações. Então a gente tinha que ter a cabeça no lugar. Os meninos foram muito resilientes, se ajudaram muito dentro da quadra, mesmo nas situações de saques pesados. A gente não se abalou porque jogou junto o tempo todo hoje, o que foi uma virtude do time hoje”, disse Juba.

O oposto Darlan celebrou a conexão do grupo, que se apoiou nas horas mais difíceis.

“Sabíamos que ia ser um jogo difícil. Brasil x Cuba é isso, os jogadores deles são bastante experientes. Mas o importante foi que não deixamos cair o ânimo, não deixamos de acreditar, esse grupo não desiste em momento nenhum. No final no tie-break, você olhava um pro outro e estava todo mundo com sangue nos olhos, acreditando, e isso ajuda muito no astral do time”, afirmou Darlan.

Outro destaque foi o levantador Brasília. Ele lembrou que a estrada de muitos nomes do elenco brasileiro no Pan ainda é longa e, por isso, cada experiência é valiosa.

“Primeiro, o mais importante foi a vitória. Conseguimos suportar bem os momentos adversos. Abrimos uma vantagem de 2 a 0, mas a gente sabia e estava preparado para essa situação de que poderia ser um jogo longo, porque Cuba cresce no fundamento do saque, eles arriscam tudo nisso. É uma partida que mostra nossa força, nos dá mais ânimo e casca para a sequência do campeonato. Suportar esses momentos de pressão é importante, ainda mais para uma equipe jovem igual à nossa. A equipe toda está de parabéns pela vitória e a classificação para a semifinal e vamos buscar nosso objetivo maior”, disse o levantador Brasília.

Fonte: CBV - Foto: Rodrigo Navarro