sábado, 27 de janeiro de 2024

Prefeitura de São Carlos iniciou a reforma das Unidades de Saúde da Família do Presidente Collor e do Cidade Aracy

Prefeitura de São Carlos iniciou a reforma das Unidades de Saúde da Família do Presidente Collor e do Cidade Aracy

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou, nesta sexta-feira (26/01), a reforma do prédio das Unidades de Saúde da Família (USF’s) do Presidente Collor e do Cidade Aracy – Equipe I e II, um investimento de R$ 834.864,68 com recursos do próprio município e de emendas parlamentares destinadas pelo vereador licenciado e atual secretário de Agricultura e Abastecimento, Paraná Filho.

As diretoras da Secretaria de Saúde Crislaine Mestre (Departamento de Gestão do Cuidado Ambulatorial), Adriana de Arruda Camargo (Departamento de Gestão da Atenção Especializada), Daniele Robles Antoneli (Departamento de Gestão do Cuidado Hospitalar) e Fabiana Alvares (Chefe de Seção de Apoio às Unidades de Saúde), juntamente com os secretários de Governo, Netto Donato, de Relações Institucionais, Mateus de Aquino, do vice-prefeito Edson Ferraz e do vereador Lucão Fernandes, acompanharam o início dos trabalhos de recuperação das unidades.

As Unidades de Saúde da Família atendem entre 50 e 60 usuários do SUS por dia. Cada uma tem mais de 4 mil pessoas cadastradas de acordo com o território. A equipe de cada uma é composta por médico de saúde da família, dentista, enfermeiros, auxiliares e agentes comunitários de saúde. As consultas são sempre agendadas e os tratamentos acompanhados pela equipe multidisciplinar.

De acordo com o secretário de Governo, Netto Donato, as melhorias nas unidades de saúde começaram pela UBS do Santa Felícia e vão continuar até o último dia de mandato do prefeito Airton Garcia. “Hoje estamos trabalhando em 11 unidades simultaneamente. No próximo mês, devemos entregar a reforma da UBS da Vila Isabel e da UPA Cidade Aracy”, revelou Netto, lembrando que ambientes adequados refletem diretamente na excelência do atendimento aos cidadãos, promovendo um ambiente propício para a promoção da saúde.

“Estamos fazendo tudo que é necessário de acordo com a demanda de cada unidade. No caso aqui do Presidente Collor e Aracy, vamos trocar todo o telhado, trocar todo o piso, fazer uma readequação da estrutura física, inclusive implantar rampas de acessibilidade e ampliações de salas de atendimento. A valorização da saúde vai além do aspecto remuneratório", finaliza o vice-prefeito Edson Ferraz.

Foto: Divulgação/Prefeitura de São Carlos