domingo, 18 de fevereiro de 2024

De virada, Gerdau Minas vence o Dentil/Praia Clube e leva o título do Sul-americano

De virada, Gerdau Minas vence o Dentil/Praia Clube e leva o título do Sul-americano

Em uma virada de tirar o fôlego, o Gerdau Minas confirmou o título de campeão do Campeonato Sul-americano de Clubes 2024. Na finalíssima disputada em Bauru (SP), diante do Dentil/Praia Clube, a equipe minastenista viu a taça escapar quando o rival abriu dois sets de vantagem, mas se reabilitou e fechou o jogo em 3 sets a 2, com parciais 24/26, 16/25, 25/19, 25/22 e 15/11.

Na tarde deste domingo (18/2), os "paredões azuis" do time se fizeram presentes e 18 pontos de bloqueios foram totalizados na partida. A capitã Thaisa foi a maior pontuadora, com 20 pontos, seguida da ponteira Pri Daroit, com 19, e da central Julia Kudiess, com 16. A líbero Nyeme também foi destaque com 72% de aproveitamento na partida.

O técnico Nicola Negro falou sobre os desafios da temporada e engrandeceu o elenco guerreiro que tem em mãos. "Para nós é difícil porque temos muitos campeonatos seguidos e o desgaste é muito grande. Então quero aproveitar para agradecer toda a comissão técnica e, especialmente, essas meninas por toda a garra e dedicação dentro e fora das quadras", disse o técnico italiano.

Emocionada, a oposta Kisy fez um desabafo e ressaltou a força de suas companheiras. "Ainda que jogando com dor, eu queria fazer algo por minhas companheiras, mesmo que não fosse no ataque, fosse no saque ou no bloqueio. Estou muito feliz com o título e esse choro é de alívio por poder segurar essa taça", disse.

De volta pra casa, a equipe minastenista já tem data de retorno a cidade de Bauru (SP) para enfrentar o anfitrião da cidade, Sesi Bauru. A partida será disputada na próxima sexta-feira (23/2), às 18h30, no ginásio Paulo Skaf, com transmissão do SporTV.

Time de tradição

O troféu conquistado pelo Gerdau Minas é o sétimo título de Campeonato Sul-americano que vai para a galeria do Clube. Os demais títulos foram erguidos em 1999, 2000, 2018, 2019, 2020 e 2022. Na temporada atual o elenco já conquistou a Supercopa, diante do mesmo adversário, e se prepara para a disputa da semifinal da Copa Brasil, marcada para o dia 2 de março.


Seleção do Sul-americano

O Gerdau Minas teve três representantes na seleção do Sul-americano. Cria da base minastenista, a central Julia Kudiess foi eleita a MVP da competição. A capitã Thaisa foi a melhor central e Pri Daroit a melhor ponteira. Além delas, a levantadora Jenna Gray foi eleita a melhor em quadra na finalíssima do torneio.

Fotos: Fernando Vieira Sá/BHFoto