Roselei Françoso ressalta papel da Fesc na qualidade de vida da população
A Fundação Educacional São Carlos (FESC) celebrou nesta quarta-feira, 26 de novembro de 2025, os 20 anos da unidade Vila Prado, marco que simboliza duas décadas de presença ativa e transformadora na vida da comunidade. Desde sua inauguração, em 2005, o espaço se consolidou como referência em educação, cultura e memória local, tornando-se um ponto de encontro e desenvolvimento humano. Ao longo desses anos, a FESC Vila Prado ofereceu cursos, projetos, apresentações culturais e ações sociais que fortaleceram a cidadania e valorizaram a identidade do bairro, criando uma relação de pertencimento com seus moradores. Para marcar a data, a Fundação preparou uma programação especial, que se estendeu ao longo do dia.
Durante a celebração, o presidente da FESC, Eduardo Cotrim, ressaltou a importância da data. “Nós estamos aqui no coração pulsante da Vila Prado. Temos atividades de manhã, tarde e noite com um público maravilhoso que precisa das atividades educacionais, culturais, físicas, tratamentos cognitivos e emocionais. A pessoa precisa ter saúde física e mental para um envelhecimento saudável, em que se sinta útil e mantenha todas as suas faculdades. A importância da FESC neste momento é relembrar a luta que foram esses 20 anos para chegar até aqui e mostrar que continuamos avançando, melhorando e oferecendo cada vez mais programas para servir a população, principalmente da Vila Prado”.
O vice-prefeito de São Carlos, Roselei Françoso, também destacou o papel da Fundação na construção de políticas públicas voltadas à qualidade de vida. “É muito gratificante fazer parte dessa história. Eu acompanho desde a fundação, estive na inauguração deste prédio e em diversos momentos de ampliação e melhorias ao longo desses 20 anos. Quero cumprimentar o presidente Cotrim pelo brilhante trabalho à frente da Fundação Educacional São Carlos e agradecer pelas parcerias com a Escola de Governo, a Universidade Aberta da Terceira Idade e a TVE, que sempre leva informação à sociedade. Sem os trabalhadores da FESC, pessoas dedicadas e inovadoras, não teríamos chegado até aqui. Os cursos voltados à terceira idade são fundamentais, já que nossa expectativa de vida aumenta e precisamos construir políticas que melhorem a qualidade de vida da população”, destacou.
A celebração dos 20 anos da FESC Vila Prado motiva e enaltece o compromisso da instituição em continuar sendo um espaço de cultura, educação e afeto no coração da Vila Prado. Para Cotrim, o aniversário da unidade é também um convite à reflexão sobre o futuro. “Celebrar os 20 anos da FESC Vila Prado é celebrar cada pessoa que ajudou a construir essa história, reafirmando nosso compromisso em continuar sendo um espaço de cultura, educação e afeto no coração da Vila Prado”.
A ex-presidente da FESC, Elisabeth Martucci e a ex-diretora da UATI, Maria Cecília Villani foram homenageadas pela atual presidência. Também participaram das comemorações os vereadores Edson Ferraz e Bruno Zancheta e os secretários de Cultura e Turismo, Leandro Severo, das Famílias, Ana Paula Vaz e de Cidade Inteligente e Transparência, Mateus de Aquino.
