domingo, 14 de maio de 2023

Programação da semana nacional de museus tem início em Poços de Caldas no dia 16

Programação da semana nacional de museus tem início em Poços de Caldas no dia 16

De 16 a 21 de maio, o Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas realiza a programação local dentro da 21ª Semana Nacional de Museus. Para 2023, a temática escolhida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) é “Museus, sustentabilidade e bem-estar”, para lembrar que os museus podem contribuir para o bem-estar das pessoas de muitas maneiras, incluindo a promoção da saúde mental, a educação e a sensibilização ambiental. A programação vai contar com apresentações de grupos artísticos locais de artes cênicas, intervenções visuais, artes integradas, oficinas e palestras.

Em Poços de Caldas, o evento terá início na próxima terça-feira (16), às 15h, no MHGPC, com a abertura da exposição “O Tempo e a Água: Milagre da Cura à Construção da Paisagem”, com curadoria do professor e arquiteto Antonio Carlos Rodrigues Lorette. A mostra reúne fotos, cartões-postais, recortes de jornal, coleções de objetos variados, com o intuito de valorizar e conscientizar sobre a história das águas em Poços, com o sentido da cura e outros benefícios.

A mostra fica em cartaz de 16 de maio a 2 de julho e é dividida em cinco subtemas: águas que embelezam a cidade, curam o corpo e a alma, revelam a natureza, alimentam o ser e as águas que divertem e exercitam. A exposição poderá ser visitada de terça a sexta, das 10h às 16h; aos sábados, das 14h às 17h e domingos, das 10h às 13h.

A Semana Nacional de Museus engloba o Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio. Na ocasião, são realizadas diversas atividades visando ampliar o diálogo entre as instituições e o público, fortalecendo o reconhecimento e a visibilidade dos museus.

Confira a programação completa:

21ª Semana Nacional de Museus – de 16 a 21/5

16/05 – terça – 15h
Abertura da exposição “O Tempo e a Água: Milagre da Cura à Construção da Paisagem”
Sala de Exposição Temporária Nini Mourão

De 16 a 21/5
Exposição “Corpo-Rio: para onde mergulhamos?”
Espaços diversos do MHGPC

18/05 – quinta – 10h30
Contação de histórias “Entre Histórias e Cantorias”
Para crianças de 4 a 7 anos
No pátio do MHGPC

19/05 – sexta – 15h
“Olhar Sulfuroso – Diálogos sobre a cidade e patrimônio”
Biblioteca Nilza Botelho Megale – MHGPC

20/05 – sábado – 16h30
Espetáculo “Lendas”
Biblioteca Nilza Botelho Megale – MHGPC

20/05 – sábado – 18h30
“#OcupaMIA no Museu”
Pátio do MHGPC

21/05 – domingo – 10h
Espetáculo “Arautos, Folieiros e Batuqueiros”
Praça do Museu

Foto: Divulgação/Prefeitura de Poços de Caldas