sexta-feira, 4 de agosto de 2023

Árvores começam a ser replantadas na avenida João Pinheiro em Poços de Caldas

Árvores começam a ser replantadas na avenida João Pinheiro em Poços de Caldas

A Prefeitura de Poços de Caldas, através da secretaria de Serviços Públicos, realiza mais uma etapa da revitalização da Avenida João Pinheiro, que está em execução desde janeiro deste ano.

A primeira fase foi a supressão das árvores em situação precária e a instalação de bancos. O primeiro quarteirão já recebeu nova pista de caminhada, bancos, plantio de gramas. Na manhã desta quinta-feira(03), prefeito Sérgio Azevedo, o vice-prefeito, Júlio César de Freitas e secretários municipais replantaram 40 mudas de árvores. As novas espécies são mais adequadas para a arborização urbana e o paisagismo do local.

Além das árvores, mudas de flores também estão sendo implementadas nos canteiros centrais com mais de 20 espécies que vão dar um colorido na revitalização e mais harmonia no trecho.


Segundo o secretário de Secretaria de Serviços Públicos, Celso Donato, a recuperação da principal avenida da cidade é por etapas e além de trazer segurança a população o espaço vai ficar ainda mais bonito e arborizado. “Estamos renovando todo o plantio e introduzindo espécies próprias para a região urbana, para cada árvore retirada na Av. João Pinheiro, serão plantadas outras duas, de espécie adequada ao local, de médio porte, que apresentam floração exuberante e com segurança, mantendo toda a qualidade da flora da cidade, serão mais de 300 árvores. E quero destacar, 100% do trabalho da Secretaria de Serviços Públicos realizada pela nossa equipe própria da Prefeitura, valorizando nossos servidores que estão muito satisfeitos e orgulhosos de participarem ativamente dessa transformação da nova João Pinheiro.”

As mudas foram doadas pela empresa de Poços de Caldas Danone, cuja missão é gerar impactos positivos para sociedade e para o meio ambiente, por meio do seu negócio.

A execução dos trabalhos da Secretaria de Serviços Públicos na revitalização da avenida conta com parceria com a secretaria de Obras, DME e o DMAE. O próximo quarteirão a ser revitalizado já está em andamento na 5ª quadra, pois se trata de uma área onde as árvores já foram suprimidas para ser feito novo plantio quanto antes.

As ações, vem acontecendo ao longo das semanas, e planejada dentro do cronograma da secretaria de Serviços Públicos. Segundo o secretário adjunto de Serviços Públicos, Anderson Santos, todo o trabalho vem sendo realizado pelos servidores da própria secretaria. “Desde o planejamento até a execução, os servidores municipais têm desempenhado um papel central em cada aspecto da revitalização da Avenida João Pinheiro. Esse comprometimento não demonstra apenas o orgulho que eles sentem por sua cidade, mas também destaca a importância de uma gestão pública eficiente e orientada para resultados.”

Trata-se de ação planejada, visando adequação urbanística das espécies. Somente no hoje, quinta (3) foram 4.500m² de novo paisagismo com plantio arbóreo realizado em prazo recorde das 8:00h às 16:00h, isto foi possível por meio de um mutirão dos servidores do Departamento de Parques e Jardins da Secretaria de Serviços Público. Ao todo são 6 km de obras, com a implantação do novo projeto paisagístico do município, as árvores em situação precária são substituídas por espécies mais adequadas para a arborização urbana.