sábado, 26 de agosto de 2023

Equipe apoiada pela Prefeitura de São Carlos participará do Campeonato Brasileiro de Handebol em Cadeira de Rodas

Equipe apoiada pela Prefeitura de São Carlos participará do Campeonato Brasileiro de Handebol em Cadeira de Rodas

A Associação Paradesportiva de São Carlos (APSC), equipe que é apoiada pela Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Cultura, viaja na próxima segunda-feira (28/08) para disputar o Campeonato Brasileiro de Handebol em Cadeira de Rodas, competição que, neste ano, será realizada no Centro de Treinamento Paraolímpico, em São Paulo, e terá a equipe de São Carlos como única representante paulista.

Em atividade desde 2009, a APSC concorrerá ao título de campeã nacional nesta temporada diante das agremiações das cidades de Balneário Camboriú-SC, Cascavel-PR, Chapecó-SC, Fortaleza-CE, Maceió-AL, Maringá-PR, São Miguel do Iguaçu-PR e Toledo-PR. Além disso, o Campeonato Brasileiro também será parte integrante da seletiva da Seleção Brasileira de Handebol em Cadeira de Rodas, que terá a convocação sendo feita no dia 8 de setembro.

Ao todo, a delegação são-carlense estará em São Paulo com 11 atletas e 3 membros de comissão técnica. O handebol de cadeira de rodas engloba atletas com deficiência física que podem se deslocar usando cadeiras de rodas, como as pessoas com amputações de membros, sequelas de poliomielite e paraplegia, entre outras.

Segundo o presidente da APSC, Welson Coelho, a competição terá grande relevância em diversos fatores. "Esse é o ápice do rendimento da modalidade, haja vista que as equipes estão cada vez mais profissionais e nós fizemos muitos sacrifícios para correr atrás e elevar o patamar da nossa equipe, em todos os aspectos possíveis. O evento trará uma visibilidade em âmbito internacional, pois, sendo o Brasil o atual campeão mundial, acaba despertando interesse de outros países em estudar e acompanhar o nosso jogo. Assim, estaremos novamente representando o município de São Carlos, a única equipe paulista na competição, na tentativa de trazer um resultado contundente”, disse Welson.

Anderson Ferrares, secretário municipal de Esportes e Cultura, salientou a importância de a Prefeitura apoiar a categoria. “Este é o principal campeonato de handebol em cadeira de rodas do país e um dos mais prestigiados do mundo, então ficamos muito orgulhosos em poder colaborar com a equipe que participa e representa nossa cidade e nosso Estado. Desejamos sucesso à Associação Paradesportiva de São Carlos e temos certeza de que farão grandes jogos e conquistarão bons resultados no Campeonato Brasileiro”, finaliza Anderson.