segunda-feira, 18 de setembro de 2023

Seleção Brasileira é octacampeã do Sul-Americano de Futsal Sub-20

 Seleção Brasileira é octacampeã do Sul-Americano de Futsal Sub-20

A Seleção Brasileira é octacampeã do CONMEBOL Sul-Americano de Futsal Sub-20. No domingo (17), a Canarinho venceu a Argentina por 1 a 0 na final da competição, levantando a taça pela oitava vez. Thiaguinho balançou a rede para o Brasil.

Disputado em La Guaira, na Venezuela, o Sul-Americano mostrou a força desta geração brasileira no futsal. Com uma campanha imponente (38 gols a favor e apenas três contra), a equipe conquistou o título de forma invicta.

O técnico Vanildo Neto analisou a trajetória do time e ressaltou a importância que a boa estrutura teve na preparação para a competição.

"Muito feliz, não só pelo título, mas pelo nosso rendimento dentro do campeonato. Fizemos uma campanha praticamente impecável, tendo entre os sete artilheiros do campeonato, os cinco que mais fizeram gols, além da melhor defesa e melhor ataque."

"Agradeço muito a CBF pela estrutura e pela oportunidade. Estou muito feliz pelos meninos, é uma geração muito boa, que tem um potencial muito grande e correspondeu tanto fisicamente, como mentalmente e tecnicamente", completou.

O treinador ainda reforçou que, mesmo após o título, o trabalho continua para permanecer colhendo bons resultados.

"Agora temos que dar continuidade ao trabalho para que os frutos continuem e que a gente tenha lá na frente várias gerações fomentando bons atletas para a nossa seleção adulta. Esse é o objetivo."

Na fase de grupos, o Brasil superou Bolívia, Chile, Peru e Paraguai. Na segunda fase, eliminou a Colômbia. Na grande final, deixou a Argentina para trás. Confira como foi a campanha da Canarinho:
Primeira fase

Seleção Brasileira 10 x 0 Bolívia

A estreia mostrou o poder ofensivo do ataque e exibiu a defesa compacta do Brasil. Na goleada por 10 a 0 em cima da Bolívia, Lucas Rocha (2), Léo Andrade, Hugo, Carlinhos, Guegue, Higo, Bruno Andrade, Léo Borges e Dudu fizeram os gols.

Seleção Brasileira 4 x 0 Chile

Nesta partida a equipe manteve o aproveitamento e teve a oportunidade de aumentar o saldo de gols. Mesmo encontrando um pouco mais de dificuldade, mostrou todo seu talento e venceu por 4 a 0. Os gols foram de Bruno Andrade, Dudu, Higo e Hugo.

Seleção Brasileira 15 x 0 Peru

Com atuação de gala, a Canarinho goleou a seleção peruana e saiu da partida com a vaga na semifinal do Sul-Americano garantida com um jogo de antecedência. Marcaram Leonardo, Dudu, Guegue, Hugo (2), Bruninho (2), Léo Borges (2), Carlinhos (2), Lusinho (3) e Julon (gol contra).

Seleção Brasileira 4 x 3 Paraguai

Dudu (2), Luisinho e Léo Borges foram os responsáveis pela vitória do Brasil nesse jogo. Foi a partida mais acirrada que a equipe teve na fase de grupos, mas o time manteve a postura e mostrou sua superioridade.
Semifinal

Seleção Brasileira 4 x 0 Colômbia

Apesar de ter enfrentado a forte equipe da Colômbia, os brasileiros não encontraram tanta dificuldade nessa etapa. Focaram no objetivo principal e conseguiram mais uma vitória na campanha invicta. Bruno, Dudu, Andrade e Hugo marcaram os gols.


Final

Seleção Brasileira 1 x 0 Argentina

A final foi a partida mais difícil do Brasil no Sul-Americano. Diante da Argentina, a equipe mostrou seu controle mais uma vez e saiu com a vitória com um gol de Thiaguinho.
Confira os anos de título da Seleção Brasileira e sua campanha na final:

2004: Brasil 5 x 1 Venezuela - Fortaleza (BRA)

2006: Brasil 2 x 0 Argentina - San Cristóbal (VEN)

2008: Brasil 5 x 1 Argentina - Tunja (COL)

2010: Brasil 4 x 2 Colômbia - Itaguí (COL)

2013: Brasil 1 x 0 Colômbia - Itaguí (COL)

2014: Brasil 1 (2) x (0) 1 Colômbia - Aracaju (BRA)

2018: Brasil 5 (2) x (0) 5 Argentina - Lima (PER)

2023: Brasil 1 x 0 Argentina - La Guaria (VEN)

Fotos: Divulgação/CONMEBOL