segunda-feira, 23 de outubro de 2023

PAN SANTIAGO 2023: Felipe Simioni garante bronze para o Brasil no Esqui Aquático Slalom

Felipe Simioni garante bronze para o Brasil no Esqui Aquático Slalom

O Esqui Aquático Slalom deu mais uma medalha de bronze para o Brasil, nesta segunda-feira, 23, nos Jogos Pan-americanos Santiago 2023. Felipe Simioni Neves conseguiu a marca de quatro boias com corda de 10.75, ficando atrás apenas de Patrick Smith (EUA) e Robert Pigozzi (República Dominicana), que conseguiram completar a pista de seis boias. A disputa foi em San Pedro de La Paz, nos arredores da capital chilena.

Simioni explicou a dimensão da conquista. “A gente vem brigando desde o Rio 2007, construindo um time, indo bastante para fora treinar e isso foi uma conquista de quase 20 anos. Eu sou o único no pódio que não é profissional, que tem um trabalho além do esqui. Então, estou muito feliz”.

O brasileiro subiu ao pódio após completar quatro boias – do total de seis – com corda de 10.75. “O quarto lugar e os demais fizeram apenas três boias a 10.75. Os dois que conseguiram primeiro e segundo lugar completaram a pista com 10.75. Para você ter uma ideia, os dois são profissionais, moram nos Estados Unidos e só fazem isso. Hoje eles são top 10 do mundo. Eu sou 48º do mundo, então para ter conseguido esse pódio foi na garra mesmo”.

Esta foi a primeira medalha brasileira do esqui aquático em jogos Pan-americanos. A modalidade entrou nos jogos do Rio 2007, e está foi a quinta participação do Brasil. “Para mim os jogos Pan-americanos é o último na escala, não tem para cima. Falam que o Mundial de Esqui é melhor, mas não acredito nisso. A competição que envolve o país, a nação, é o Pan. Então só em representar o Brasil já é uma emoção, e ganhar uma medalha então! Ainda não caiu a ficha!”

Wakeboard

Na prova de wakeboard, a medalhista de bronze em Lima 2019, Mariana Nep, conseguiu classificar em segundo para a final, mas acabou sofrendo duas quedas na decisão e ficando fora do pódio. As disputas da prova continuam nesta terça-feira com Henrique Daibert, que estará na final masculina do wakeboard.

Foto: Gaspar Nobrega/COB