segunda-feira, 23 de outubro de 2023

PAN SANTIAGO 2023: Isabela Abreu garante vaga olímpica no pentatlo moderno e quer "croissant em Paris"

Isabela Abreu garante vaga olímpica no pentatlo moderno e quer "croissant em Paris"

A brasileira Isabela Abreu conquistou a classificação para os Jogos Olímpicos Paris 2024 no pentatlo moderno nesta segunda-feira, 23, ao terminar os Jogos Pan-Americanos Santiago 2023 na nona colocação. Com 1.313 pontos, ela encerrou a prova do laser run (combinado de corrida com disparo de arma a laser em alvos) na condição de melhor sul-americana e, com isso, assegurou uma das duas cotas do continente reservadas no evento continental.

A disputa na Escuela Militar del Libertador Bernardo O’Higgins começou com o hipismo, seguido pelo bônus round da esgrima, os 200m livre da natação e corrida com tiro. Foi uma verdadeira prova de superação para a atleta, que teve altos e baixos durante o dia. As irmãs mexicanas Mayan Oliver (1.423) e Catherine Oliver (1.407) conquistaram ouro e prata, respectivamente. Sophia Hernandez, nascida na Guatemala e que disputa o Pan como atleta independente, ficou com o bronze (1.385).

"O pentatlo é irado. É uma modalidade super diferente que a galera precisa conhecer. A conquista da vaga foi com emoção. A piscina estava bem gelada e o tempo aqui não ajudou. A corrida com o tiro geralmente é meu forte, mas hoje deixou a desejar. Vim de uma dia de construção muito grande, trabalhamos muito bem e fechei com chave de ouro com essa classificação", disse a brasileira, ainda sem acreditar no feito realizado.

"Tem que cair a ficha. Ainda não sei o que é isso e vai demorar um tempo para entender. Vou pegar umas merecidas férias e quem sabe descubro o que é comer um croissant em Paris?", disse a atleta.

Outras duas brasileiras disputaram a final. Stephany Saraiva terminou em 12º, com 1.283 pontos, e Marcela Melo desistiu da disputa devido a um problema físico e ficou em 18º, com 961.

A modalidade distribui cinco vagas em cada gênero, com o limite de uma por país: uma para o campeão pan-americano, duas para a América do Sul e duas para a Norceca (América no Norte, América Central e Caribe).

Foto: Wander Roberto/COB