quarta-feira, 25 de outubro de 2023

PAN SANTIAGO 2023: Carol Meligeni e Thiago Monteiro vencem e avançam para as quartas no tênis

 Carol Meligeni e Thiago Monteiro vencem e avançam para as quartas no tênis em Santiago 2023

O tênis brasileiro foi protagonista nesta quarta-feira, 25 de outubro, na quadra central do Centro Deportivo de Tênis dos Jogos Pan-americanos Santiago 2023. Duas partidas disputadas, duas vitórias, pelos torneio de simples: no feminino, Carol Meligeni derrotou a boliviana Noelia Zeballos por 2 sets a 0 (parciais de 6/4 e 6,/3) e, no masculino, Thiago Monteiro venceu o chileno Gonzalo Lama pelo mesmo placar, com parciais de 6/3 e 6/4. Com as vitórias, os dois tenistas se classificaram para as quartas-de-final.

Carol Meligeni foi a primeira tenista brasileira a entrar na quadra central do Centro Deportivo de Tênis dos Jogos Pan-americanos, nesta quarta-feira, 25 de outubro. Se a brasileira tinha no histórico uma medalha de bronze nos Jogos de Lima 2019 – nas duplas, ao lado de Luísa Stefani –, sua adversária, a boliviana Noelia Zeballos, havia conquistado a prata, nas duplas mistas, no mesmo torneio. Um indicativo de que o jogo não seria nada fácil.

No primeiro set, disputa ponto a ponto, sem larga vantagem para nenhuma das duas tenistas. E assim foi até Carol fazer 5/4 e, no décimo game, quebrar novamente o serviço de Zeballos, fechando o primeiro set em 6/4, após lindo lob sobre a adversária, em 45 minutos.

No segundo set, Carol quebrou o serviço da boliviana no segundo game, mas teve o serviço quebrado no terceiro. No quarto, voltou a quebrar, e o jogo ficou imprevisível, até que a brasileira tomou as rédeas e fechou em 6/3, vencendo a partida por 2 sets a 0, após 37 minutos, 1h22min de jogo no total.

“Foi um jogo difícil, a Noelia é muito boa jogadora, já tinha enfrentado ela, mas acho que só nas duplas, mas consegui colocar em prática o que venho treinando fora das quadras. Eu Vim para cá com uma meta bem clara, que é o de conquistar uma medalha e a classificação para os Jogos Olímpicos, e estou viva em busca desses objetivos”, analisou Carol, que, com a vitória, se classificou para as quartas-de-final do torneio de simples feminino.


Em seguida à disputa feminina, foi a vez de Thiago Monteiro enfrentar Gonzalo Lama, do Chile. Além do rival do outro lado da rede, Thiago teve como adversário o barulho da torcida chilena. Apesar disso, Thiago entrou muito focado na partida e controlou o primeiro set, fazendo 6/3 em 41 minutos.

O segundo set, no entanto, foi mais complicado para o brasileiro. A torcida, que se arrefeceu um pouco com o bom jogo do brasileiro no primeiro set, empurrou Gonzalo, que “entrou” na partida. Fora isso, o calor começou a aparecer, já que estava sol na capital chilena e a partida havia começado às 12h.

Com o tempo que durou todo o primeiro set – 41 minutos – o placar ainda marcava 3 a 3 no segundo. E assim seguiu a partida, com cada tenista confirmando o seu serviço, desde o início. Até que Thiago, no 9º game, quebrou o serviço de Gonzalo e fez 5/4. Aí, foi só confirmar o saque e fechar em 6/4: 2 sets a 0, depois de 1h41min de jogo.

“Houve momentos complicados no jogo, mas o tempo todo eu sabia o que eu estava fazendo, estava bem concentrado. E eu gosto de jogar nesse clima, com torcida. E tinha torcida para os dois, porque tinha muito brasileiro também”, comentou Thiago, após a vitória.

Fotos: Dante Fernandez/Santiago 2023 vía Photosport